Na tarde de ontem (16), filas imensas se formavam no portão para embarque no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, estendendo-se até a praça de alimentação e do setor administrativo do aeroporto.
A situação foi causada por mais uma operação padrão da Polícia Federal. Os agentes da PF realizaram uma vistoria minuciosa nas bagagens e documentos dos passageiros de voos nacionais e internacionais. Mais de 300 pessoas esperaram até quatro horas na fila de check-in. A demora no atendimento ocorreu por conta da operação padrão de Polícias Federais, que encontram-se em greve desde o dia 7 de agosto. Mesmo com a demora do embarque durante a tarde, o site da Infraero registrava, às 19 horas, apenas um voo atrasado e outro cancelado durante o dia no Pinto Martins.
Na noite de ontem, durante a investigação, dois homens foram presos por tráfico de drogas (cocaína). Os jovens estavam, cada um, com três quilos da droga atadas ao corpo. Os dois chegavam à cidade em um voo da companhia aérea TAM, vindo de Manaus.
Operações semelhantes foram realizadas ontem em outros 17 aeroportos do País, incluindo o de Juazeiro do Norte, o Cariri.
Segundo o presidente do Sinpof-CE, Carlos Façanha, uma nova operação-padrão deve ocorrer na tarde da próxima segunda-feira (20). Ele não descarta a possibilidade de a operação voltar a ocorrer hoje (17).
A Greve
Com a greve da Polícia Federal, 30% dos policiais cumprem serviços no Ceará, segundo o sindicato da categoria. Os policiais em greve reivindicam a aplicação de uma lei que reconhece os servidores como de nível superior completo, o que iria resultar em uma reestruturação do plano de cargos, salários e carreiras. A greve ocorre em todo o Brasil.
Na quarta-feira (15), representantes da Polícia Federal se reuniram com o Ministério do Planejamento para apresentar as propostas. O ministério se comprometeu a apresentar uma contraproposta aos servidores na próxima semana.
Foto: Reprodução