Em assembleia tumultuada professores da UFC e Unilab encerram greve

Acontece

Os professores da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afrobrasileira (Unilab), decidiram ontem (22), em assembleia, pelo fim da greve que já durava mais de dois meses. Em uma assembleia tumultuada, os docentes resolveram voltar ao trabalho. A reitoria da UFC informou, em nota, que “serão tomadas todas as medidas para a retomada do semestre letivo”.

Na votação, 159 professores da UFC e Unilab votaram a favor do fim da greve, cinco foram contra e 11 se abstiveram. Um grupo de professores questionou o processo alegando que a votação não estava prevista na pauta e querendo que um plebiscito fosse realizado para definir o retorno ou não dos docentes ao trabalho. O grupo de professores se reúne hoje (23), nos jardins da reitoria, para debater o ocorrido e ameaça entrar na justiça para resolver a questão.

Após reunião ontem com a presidenta Dilma Roussef, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse que outras universidades pelo país “estão retornando à normalidade” e que o Ministério da Educação (MEC) irá exigir rigor na reposição das aulas. Além da UFC e da Unilab, nos últimos dias, outras cinco universidades do país resolveram acabar com o movimento grevista.

 

Foto: reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter