Uma batalha de gigantes entre as duas empresas responsáveis por mais da metade das vendas de smartphones no mundo, acabou, pelo menos por hora, com a vitória da Apple, uma das empresas mais valiosas do planeta. Do outro lado está a sul-coreana Sansung, acusada pela Apple de ter infligido pelo menos seis patentes suas, entre elas, as de design e as relacionadas às funções de multitoque da tela para ativar as funções do smartphone.
Ontem (27), a Apple entrou com um pedido na Justiça Federal Americana para bloquear a venda de oito aparelhos da Samsung nos Estados Unidos. A briga entre as duas gigantes já refletiu na bolsa de valores sul-coreana na segunda-feira. Os papéis da empresa chegaram a despencar 7,5%, enquanto os da Apple fecharam com alta de 1,9%.
A Sansung também acusou a Apple de plágio e de quebra de patente, mas não ganhou nenhuma das ações no tribunal estadunidense. Outras ações da Apple contra a Sansung também estão em tribunais da Austrália, Inglaterra e Coreia do Sul.
O foco da batalha judicial entre as duas empresas: a liderança mundial pelo mercado de smartphones estimado em uma bagatela de mais de US$ 200 bilhões. A Apple divulgou a lista dos aparelhos que devem ser retirados do mercado por conta da vitória da empresa sobre a Sansung:
- Galaxy S II 4G
- Galaxy S II (versão da operadora AT&T)
- Galaxy S II Skyrocket
- Galaxy S II (versão da operadora T-Mobile)
- Galaxy S II Epic 4G (versão da operadora Sprint)
- Galaxy S Showcase
- Droid Charge
- Galaxy Prevail
Foto: reprodução