O fim do desperdício!

EcoFriendly|Sustentabilidade

Investir pesado em propostas de sustentabilidade quer dizer também dar um basta no desperdício, seja qual for. Se o melhor para o planeta é o consumo de forma consciente – fazendo uso dos recursos naturais na medida e na forma correta –  não há sentido algum sair por aí jogando fora alimentos ainda bons para irem a panela, deixar a torneira vazando água durantes horas – o que representa um gasto absurdo de água – ou gastando mais papel que o necessário; por exemplo.

Todas essas pequenas atitudes do dia a dia vão refletir, mais na frente, nas condições de preservação do planeta e – consequentemente – de bem estar de toda a população. De um tempo para cá, a mídia tem falado constantemente de medidas sustentáveis com o objetivo de conscientizar as pessoas do peso de suas ações. Mas, nem sempre essas dicas são colocadas em prática.

Se você quer ter uma vida mais sustentável, o No Pátio mostra algumas sugestões de mudanças de hábitos. E aí, vamos ajudar na preservação do planeta?

Quando o assunto é comida, não tem como não lembrar o imenso desperdício existente em muitas casas. Seja com os restos de alimentos de uma refeição ou até mesmo durante o preparo do almoço ou jantar – naqueles momentos em que você joga fora partes de legumes que estão perfeitas para o consumo.

Geralmente, quem mora sozinho tem grande dificuldade em acertar na quantidade certa e a caba mandando um monte de comida para o lixo. O ideal é separar as carnes, por exemplo, em pequenas porções antes mesmo de colocá-la no congelador. Mas, se mesmo assim ainda sobrou muita comida, que tal congelar esses restos e comer no dia seguinte? O saber será o mesmo e não haverá prejuízo algum para a saúde.

Ah! Outra forma de reaproveitar sobras de alimentos é ter muita criatividade na hora de colocar a mão na massa e dar uma cara nova ao prato de ontem. Aquele arroz que sobrou do almoço pode virar um bolinho, se misturado a farinha e ovos. O frango que ninguém quis comer, pode muito bem virar uma canja – refeição leve e gostosa.

Outro ponto super importante é ser consciente na hora de comprar os alimentos. O ideal é ir ao super mercado uma vez por semana – para ter sempre alimentos frescos na geladeira e na mesa. Sem falar que dessa forma é mais fácil controlar e ter noção da quantidade certa de cada item.

Mas, nem só na alimentação é possível investir em ações contra o desperdício. Nada de sair por aí imprimindo todos os e-mails sobre reuniões ou assuntos de trabalho que aparecem na sua caixa de entrada. Imprima apenas o que, de fato, for importante e extremamente necessário.

Se você tem assinatura de várias revistas, cancele aquelas que não tem hábito de ler. Isso evita gasto desnecessário de dinheiro e também acaba com a pilha de publicações deixadas nos cantos da casa. Pense em quantas árvores foram derrubadas para “dar vida” a essa revista que você nem te o trabalho de ler.

Quando os toners da impressora estiverem vazios, nada de comprar logo outro. O mais sustentável a ser feito nesses casos é recarregar o item. Economia de dinheiro que faz super bem ao meio ambiente! Já imaginou quantas vezes ao ano teria com comprar um novo toner? Seja um consumidor consciente! No ato da compra, verifique todos os rótulos e saiba se os produtos são mesmo amigos da natureza e se evitam a poluição do planeta.

Copos, pratos, talheres e outros objetos descartáveis nem pensar! Ah! Nem precisa falar que as famosas sacolinhas de plástico não devem mesmo ser usadas, não é mesmo? Leve sempre a sua ecobag e, além de consciente, seja fashion!Outra excelente opção é trocar as baterias por pilhas recarregáveis. As lâmpadas de baixo consumo também devem fazer parte da lista de compras do consumidor consciente.

Com dicas simples, práticas e que estão ao alcance de todos é possível fazer do planeta um lugar bem melhor e cuidar para que ele seja preservado!

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter