Em greve, defensores vão atender ações relacionadas ao direito à saúde

Acontece

Os defensores públicos do Ceará já estão em greve a três semanas. Para chamar a atenção das autoridades e tornar visível a sua causa pela valorização da sua carreira e “em defesa do que é direito”, slogan do movimentos grevista, os defensores tem feito diversas ações junto a sociedade. Uma delas vai acontecer nesta quinta-feira (13). Será um atendimento para garantir na Justiça o fornecimento gratuito de medicamentos de urgência e de alto custo para quem não tem condições de comprar.

A Associação dos Defensores Públicos do Ceará (Adpec), informou que os atendimentos vão ocorrer das 8h30 às 12h, na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza.

“Como estamos trabalhando com apenas 30% do efetivo, por conta da greve, vamos concentrar o atendimento a essas pessoas, devido à urgência dos casos”, explica a diretora da Adpec, Camila Vieira. Para ser atendido, o cidadão deve levar cópias do RG, do CPF, de um comprovante de endereço, além da receita e de um atestado médico justificando a urgência, diz Vieira.

A diretora da Adpec fala ainda que o atendimento também é uma forma de mostrar a importância do trabalho desenvolvido pelos defensores públicos, em uma de suas inúmeras áreas de atuação, “demonstrando a urgente necessidade de o governo do estado receber a categoria e atender aos seus pleitos, o que trará benefícios a toda a coletividade”.

Ela fala também que o motivo do movimento grevista foi o “retrocesso” das negociações com o governo do estado. “O governador [Cid Gomes] não nos recebe a três anos. Estamos aguardando o envio de uma proposta concreta em relação ao que pedimos”, afirma a diretora.

Os defensores públicos do Ceará reivindicam também, entre outras coisas, autonomia plena da Defensoria Pública do Estado e o preenchimento de 120 cargos de defensores já criados, mas que estão vagos, aguardando concurso público. “A carência é muito grande. Para se ter uma ideia, dos 184 municípios cearenses, apenas 50 têm defensores”, diz a diretora.

 

Serviço
Atendimento da Defensoria Pública a quem necessita de medicamentos com urgência
Data: Quinta-feira (13)
Local: Praça do Ferreira
Horário: 8h30 à 12h
Documentos necessários: cópias do RG, CPF, comprovante de residência, receita e atestado médico

 

Foto: Adpec

Inscreva-se na nossa newsletter