Você é cearense ou mora no Ceará? Quais sãos seus alimentos prediletos? O Instituto de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou uma pesquisa que revela a quantidade de alimentos adquiridos pelos nordestinos durante um ano. A pesquisa, feita entre 2008 e 2009, faz parte da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), releva que, na Região Nordeste, o Estado do Ceará é o campeão em consumo de café, tilápia, carne moída e da tradicional rapadura. A boa notícia é que estamos na segunda posição em consumo de vinho e, para a surpresa de muitos, ficamos em último lugar no consumo de sal e camarão.
Rapadura
O IBGE confirma: o Estado do Ceará é a terra da rapadura! De acordo com a pesquisa, o doce nordestino é consumido anualmente, em média, em 0,865 kg por cada cearense. Entretanto, a média nordestina ficou em 0,293 kg, bem abaixo dos números do nosso Estado. O segundo Estado que mais consome a iguaria é o Rio Grande do Norte, com 0,437 kg anuais. A rapadura tem os menores números em Alagoas, onde não houve quantidade suficiente nem para mensurar os números, e em Sergipe, onde apenas 0,002 kg são consumidos por pessoa.
Neste caminho, faz todo sentido que sejamos os que mais consomem açúcar na região. São cerca de 25,692 kg por pessoa anualmente, contra 20,768 kg da média da região. Quem menos consome açúcar, com 13,730 kg, é o maranhense.
Foto: Reprodução