O Brasil já tem seu representante oficial na disputa do Oscar 2013. Na última quinta-feira (20), a Secretaria do Audiovisual, vinculada ao Ministério do Turismo, anunciou o filme “O Palhaço” para representar o Brasil em busca do maior e mais importante prêmio do cinema mundial. A boa notícia foi publicada através do Facebook da SAv. “O Palhaço” tentará uma vaga na categoria de melhor produção estrangeira da 85ª edição do prêmio organizado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, a cerimônia oficial de entrega do Oscar acontece em 24 de Fevereiro de 2013.
Selton Mello – que é o diretor, co-roteirista e ator no longa – ficou feliz com o feito da produção. “O Palhaço é um filme impregnado de delicadeza, e a sua escolha como representante brasileiro me encheu de alegria. A escolha foi algo comovente, pois provou-se que é possível um filme sensível, poético alçar voos grandiosos”, disse o ele por meio de nota oficial.
O filme
Produzido pela Bananeira Filmes, “O Palhaço” conta a história de Benjamim (Selton Mello) que trabalha no Circo Esperança junto com seu pai Valdemar (Paulo José). Juntos, eles formam a dupla de palhaços Pangaré & Puro Sangue e fazem a alegria da plateia. Mas a vida anda sem graça para Benjamin, que passa por uma crise existencial e assim, volta e meia, pensa em abandonar Lola (Giselle Mota), a mulher que cospe fogo, os irmãos Lorotta (Álamo Facó e Hossen Minussi), Dona Zaira (Teuda Bara) e o resto dos amigos da trupe. Seu pai e amigos lamentam o que está acontecendo com o companheiro, mas entendem que ele precisa encontrar seu caminho por conta própria.
Fotos: Reprodução