O projeto Baú Itinerante, criado em 2010 pela Secretaria de Educação de Horizonte com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), incentiva o gosto pela leitura para os alunos da rede pública de Horizonte por meio de atividades lúdicas.
Entre os dias 2 e 4 de outubro, serão realizadas atividades artísticas para marcar a troca de baús nas escolas participantes. Os estudantes farão apresentações culturais, contação de histórias, peças teatrais e apresentações de filmes para mostrar o que aprenderam e desenvolveram durante a permanência do baú em sua escola. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.
O Baú Itinerante atende 12 escolas da área rural. Cada uma recebe um baú com 300 livros e 30 DVDs que ficam à disposição durante um bimestre para os estudantes consumirem seu conteúdo. Após esse período, as escolas fazem a troca de baús entre si. De acordo com Cícera Erlândia, coordenadora do Projeto, a iniciativa dá uma grande colaboração para o desenvolvimento educacional dos alunos.
“A leitura é o primeiro passo para o aprendizado. Com o Projeto, deixamos isso bem claro para os nossos alunos que vão ganhando o gosto pela leitura e pelo lúdico a cada dia”, afirma Cícera.
O projeto foi premiado na II edição do Prêmio Aprece Município Inovador, entregue no dia 25 de abril deste ano e foi ainda vencedor na categoria “Atingir o Ensino Básico Fundamental”.
Programação
02 de outubro – Queimadas
EMEF Maria Teodora
EMEF Fernando Augusto
EMEF Manoel Felipe.
03 de outubro – Tabuleiro
EMEF São José
EMEF Maria Pinheiro
EMEF Francisca Monteiro
EMEF Raimundo Domingos
EMEF Domitília Assunção
04 de outubro – Catolé
EMEF Euclídia Pereira
EMEF Joaquim Antônio
EMEF Dionísia Rocha
Mais informações com a AD2M Engenharia de Comunicação, responsável pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Horizonte. Falar com Francisco Barbosa (8632.4276) ou Kellyanne Pinheiro (8888.9335) pelo fone 3258.1001.
Foto: reprodução