Consumo Consciente

EcoFriendly|Sustentabilidade

As compras que fazemos no shopping ou no supermercado, a maneira e a quantidade de lixo que produzimos, a forma como utilizamos nossos eletrodomésticos, as características do consumo de energia e água e até os produtos de higiene deixam grandes marcas no meio ambiente. Você sabia que as pessoas consomem 20% além de recursos naturais que deveriam, e que o planeta nem sempre é capaz de repor?

O consumo sustentável ganhou mais evidência depois da criação do termo “desenvolvimento sustentável”, discutido com a Agenda 21, documento feito durante o período da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, em 1992, no Rio de Janeiro. A agenda 21 mostra as ações que os governos devem ter para proporcionar o equilíbrio ambiental, mesmo com o desenvolvimento acelerado dos países. O padrão de vida foi um dos temas mais debatidos na Conferência.

Mudança no padrão de vida e um novo estilo de consumo são missões que devem ser desempenhadas por todos, governo e cidadãos. O consumo sustentável quer dizer que é necessário pensar nos impactos positivos e negativos deixas pelos consumo no meio ambiente, na sociedade e na economia. O No Pátio mostra algumas dicas de alteração de hábitos, que podem salvar o planeta. Faça a sua parte!

1. Para pensar nos seus hábitos de consumo e só depois disso decida qual produto irá comprar. Consumir apenas o necessário é outra questão fundamental.

2.Sempre procure saber a origem e o destino dos produtos consumidos. Escolher os itens produzidos de maneira sustentável ajuda a minimizar os impactos no meio ambiente.

3.Utilize as luzes e equipamentos elétricos apenas quando necessário. Você sabia que aparelhos em stand by continuam consumindo energia?

4.Prefira as empresas de eletrodomésticos que tenham políticas de coleta, reciclagem e que fabriquem produtos com baixo consumo de energia.

5.Nada de passar duas horas embaixo do chuveiro! Um banho rápido economiza água e reduz o consumo de energia. Ah! Feche bem as torneiras. Deixa-las um pouco abertas que dizer que, se pingar água de cinco em cinco minutos, após um dia inteiro serão desperdiçados 20 litros de água.

6.Peça nos supermecados e aos fornecedores de materiais de limpeza, os certificados de origem e qualidade de gestão ambiental.

7.Use lâmpadas econômicas no lugar das incandescentes, elas reduzem em 80% o cunsumo de nergia.

8.Coloque a máquina de lavar para funcionar apenas quando juntar um bom volume de roupas, dessa forma você economiza energia e água.

9.Nada de usar as sacolinhas de plástico! Prefira as de pano – que além de pouparem o meio ambiente, ainda são bonitas e diferentes – ou as caixas de papelão.

10.Abrace a causa da carona solidária. Combine com seus amigos, vizinhos e familiares um rodízio de carros e faça uma lista com os nomes dos motoristas do dia.

Pequenas mudanças de atitude são muito mais valiosas do que aparentam e não são difíceis de serem postas em prática. O primeiro passo para é a conscientização de que o planeta precisa de medidas urgentes, que garantam o uso sustentável dos recursos naturais.

Fotos: Reprodução

 

 

Inscreva-se na nossa newsletter