2.243 fichas-sujas aguardam julgamento no TSE

Acontece

As eleições no primeiro turno já aconteceram, mas para muitos brasileiros o resultado nas urnas tão esperado e rápido, devido a agilidade da apuração dos votos, ainda é uma incógnita. Alguns devido ao segundo turno. Em todo país 83 cidades tinham possibilidade de ter segundo turno (cidades com mais de 200 mil eleitores), destas, 33 já elegeram seus candidatos no último dia 7. Além disso, 2.243 candidatos a prefeito e a vereador foram barrados pela Lei da Ficha Limpa.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) os apelos dos fichas-sujas devem começar a ser julgados na sessão de hoje (9). Na apuração dos votos, os candidatos que estão indeferidos pelos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais), mas que recorreram ao TSE para derrubar a decisão aparecem com a votação zerada. Mesmo eleito, o candidato só assume o cargo se a situação for revertida pelo TSE.

Em Fortaleza, Valdeci Cunha, um dos candidatos a prefeitura da cidade, teve sua candidatura indeferida pela Justiça. Valdeci teve 2.112 votos. Para o cargo de vereador, 15 candidaturas estão indeferidas. São 8.979 votos, se somados todos os candidatos ao cargo.

Em Caucaia, município da Região Metropolitana de Fortaleza, 23 vereadores estão com candidaturas indeferidas com e sem recurso na Justiça. Juntos eles somam 15.640 votos, 9,3% dos votos válidos. Em Caucaia o TSE registrou 167.681 votos. Confira a lista dos candidatos indeferidos.

 

Foto: reprodução 

Inscreva-se na nossa newsletter