Jogo conscientiza jovens sobre malefícios do consumo de tabaco

Acontece

Em dez anos, o tabaco matou 50 milhões de pessoas em todo o mundo. É o que informa o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Como forma de conscientizar os jovens brasileiros sobre os malefícios do consumo de tabaco, o Inca lançou ontem (18) o jogo Agentes da Saúde por um Mundo sem Tabaco. O jogo é ambientado na cidade e no campo e objetiva principalmente a faixa etária entre 10 e 14 anos.

Em nota, o órgão informou que o game aborda a fumicultura e os malefícios que a atividade acarreta ao meio ambiente e aos agricultores, enfatizando as doenças ocasionadas aos fumantes. Além disso, destaca a venda de cigarros com aromas e sabores em locais destinados ao público jovem.

O jogo é dividido em diversas fases. Os jogadores podem acompanhar a cadeia produtiva do tabaco, desde a plantação até a venda. Na primeira parte, são apresentadas as fases de produção no campo, com a participação dos agricultores. São abordadas as doenças causadas a esses trabalhadores e suas famílias devido ao cultivo do produto, apontando outras culturas que não prejudiquem a natureza e a população. Nas etapas seguintes, o jogador chega à cidade, onde poderá ajudar na distribuição de cartazes da campanha de prevenção do Inca pelas ruas.

Em 2011, os gastos do país no tratamento de pacientes com doenças relacionadas ao consumo de cigarros, foram da ordem de R$ 21 bilhões. O valor foi 3,5 vezes maior que o imposto arrecadado pela Receita Federal com produtos derivados do tabaco, e corresponde a 30% de todo o orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Imagem: reprodução 

Inscreva-se na nossa newsletter