Mostra de cinema Bernard Robert-Charrue chega a Fortaleza

Agenda Cultural|Cultura

A dica agora é para os amantes do cinema de qualidade! No  dia 25 de outubro, pela primeira vez em Fortaleza, amantes da sétima arte poderão assistir alguns dos filmes do renomado cineasta suíço, Bernard Robert- Charrue na mostra que leva seu nome.

Durante três dias, a Mostra Bernard Robert-Charrue – Filmes Documentários para Cinema e Televisão, que ocorre entre 25 a 27 de outubro, no cinema do Pátio Dom Luís, apresentará um panorama diversificado da vasta produção desse diretor, convidando a todos a conhecerem um pouco mais sobre as questões mundiais através das lentes de Bernard Robert-Charrue.

Com mais de 30 anos de carreira, mais de 100 países visitados e mais de 20 prêmios internacionais, o cineasta Bernard Robert-Charrue já realizou incontáveis documentários para grandes redes de TV mundiais, como BBC, Al Jazeera e Euronews. O cineasta Bernard Robert-Charrue tem um olhar aguçado e sensível para as principais questões de nosso tempo. Para a mostra foram selecionados 10 filmes de temas e locais diversos.

Encontro de Dominguinhos e John Galliano, umas das cenas mais emocionantes de “Paraíba, meu amor”.

Durante a cerimônia de abertura será exibido o longa-metragem “Paraíba, Meu Amor”, filme sobre o tradicional forró nordestino, cujo elenco integra personalidades ilustres da nossa cultura popular como o sanfoneiro Dominguinhos e o cantor Chico César, e uma estrela mundial do acordeon, o francês Richard Galliano. O filme “Paraíba, Meu Amor” recebeu dois prêmios internacionais: o prêmio do Júri de San Diego e o prêmio Bobina de Ouro na categoria melhor filme musical, ambos nos Estados Unidos.

A Cônsul Geral da Suíça no Rio de Janeiro, Marinella Menghetti Coutinho, o cônsul honorário da Suíça em Fortaleza, o cineasta Henri Guareschi, entre outras personalidades, já confirmaram presença na cerimônia de abertura.

Nos outros dois dias, a Mostra segue pela manhã, de 9h30 às 11h30, com realização de debates com a presença do diretor após as exibições. Em todos os dias de evento a entrada é franca. Uma excelente oportunidade para cinéfilos, críticos, mídia especializada, formadores de opinião, estudantes de cinema, etc.

Viver e ver o mundo através de uma lente

A trajetória do cineasta suíço renderia um filme. Bernard nasceu em Genebra, na Suíça. Depois de estudar música e filosofia, aos 25 anos Bernard enveredou pelo mundo do jornalismo e da realização de filmes documentários numa viagem pelos temas mais marcantes da atualidade.

Depois de 10 anos passados em locais de conflito armado, como correspondente de guerra para a imprensa escrita e televisiva, Bernard Robert-Charrue foi recompensado com a Nynpha, no Festival de Televisão de Monte Carlo, pela sua cobertura da guerra civil no Líbano. Esse prêmio, nunca antes dado a um jornalista independente, foi tirado das mãos das grandes indústrias da atualidade tais como a CNN e BBC, e essa notoriedade abriu horizontes para que Bernard passasse a produzir outros tipos de documentários.

Durante esses últimos 25 anos, Bernard Robert-Charrue dedicou-se a uma produção bem variada de programas para televisão. Foi premiado por 20 vezes em festivais internacionais de filmes, na Europa e na América do Norte. Bernard Robert- Charrue é produtor de emissões semanais no primeiro canal mundial de informação, a BBC World News.

Paralelamente a este trabalho de produção para a BBC, o diretor produz e realiza documentários com diversos temas para outras televisões, entre as quais, Al Jazeera, Euronews e TV5Monde.

PROGRAMAÇÃO 25 de Outubro – Quinta-feira – 19:30h

Exibição de “Paraíba Meu Amor” (2008) – 74′

O filme mostra a que ponto o forró pé-de-serra faz parte da vida e da cultura do Nordeste brasileiro e registra o mágico encontro da estrela mundial do acordeon, Richard Galliano, com os músicos brasileiros Dominguinhos, Chico César, Trio Tamanduá, os 3 do Nordeste, entre outros.

26 de Outubro – Sexta-feira – 9:30h “Everest, O Sonho Realizado” (2002) – 60′ Em 1952, um ano antes da conquista do Everest, uma expedição suíça abre um caminho que levaria ao pico, mas não consegue alcança-lo. 50 anos depois, descendentes desses desbravadores se unem para uma nova e emocionante expedição.

“Os Rios Voadores” (2009) – ¬ 10′

Quando chove em São Paulo, poucas pessoas sabem que a água que cai vem da Amazônia. O filme mostra como a água da floresta Amazônica abastece o sul do Brasil e seus países limítrofes.

“A Seca do Coração” (2007) -¬ 33′

O modo de vida nômade, tão bem adaptado ao deserto, está condenado enquanto o próprio deserto se desertifica.

“Dia de Jogo em Nakivale” (2003) -¬ 20′

Em 1994, Ruanda sofreu um genocídio no confronto entre as etnias Tutsi e Hutu. Em um campo de refugiados na Uganda, os inimigos de ontem reaprendem a viver juntos… jogando futebol.

Sábado – 27 de Outubro – 9:30h “3 Mulheres em Luta” (2011) – 46′

Nos últimos 25 anos, mais de 1.500 pessoas foram assassinadas no Brasil em conflitos ligados à exploração da terra. E as mulheres não hesitam mais em se colocar na linha de frente do combate social e ambientalista.

“A Incrível Bomba Ram” (2010) – 10′

Em uma ilha nas Filipinas, uma tecnologia simples permite bombear água morro à cima sem fonte de energia externa, levando à criação da Fundação pelo Desenvolvimento Indígena Alternativo.

“Rinconada, O Ouro da Geleira” (2003) – 30′

Situada em uma geleira nos Andes, se encontra a mina de ouro mais alta do mundo. Ao seu redor, vivem 20.000 pessoas, sem água corrente, sem esgotos e sem aquecimento.

“Médicos Sem Fronteiras no Honduras” (2006) – 23′

A capital do Honduras parece uma zona de guerra, com uma média de 16 mortes por dia. As crianças são as maiores vítimas desta situação.

“Leopardos e Ratos” (2011) – 12′

Na Mongólia, um projeto gera renda para as comunidades e, ao mesmo tempo, protege o ecossistema local da caça predatória.

 

Serviço:

Mostra Bernard Robert-Charrue – Filmes Documentários para Cinema e Televisão Data: 25 a 27 de outubro Horário: Abertura no dia 25/10 às 19:30h; dias 26 e 27 de 9:30h às 11:30, debate com a presença de Bernard Robert-Charrue após as exibições.

Local: Cinema do Pátio Dom Luís Entrada franca. www.facebook.com/BernardRobertCharrue

Mais informações: Priscilla Rabelo – Via Press Comunicação (85) 8910.1801

 

Fotos: Divulgação

Inscreva-se na nossa newsletter