As eleições presidenciais nos Estados Unidos acontecem nesta terça-feira (6), e na reta final, Barack Obama e o republicano Mitt Romney, estão empatados tecnicamente. O instituto de pesquisa CNN/ORC, um dos mais importantes do país, divulgou pesquisa em que os dois candidatos aparecem com 49% das intenções de voto.
Em uma campanha acirrada que termina hoje (5), os dois candidatos ainda visitam nesta segunda-feira, os estados de Wisconsin e Florida. O final de semana foi marcado por visitas aos estados de Ohio, Virginia, New Hampshire, Pensilvânia, Iowa e Colorado, considerados decisivos na definição das eleições.
Mesmo com alguns órgãos de pesquisa apontando o empate técnico, o Centro Pew, por exemplo, prevê a vitória de Obama, com 50%, sobre 47% Romney.
No cenário geral a preferência dos eleitores por um ou outro candidato se assemelha muito com a realidade brasileira. Enquanto Obama (esquerda) tem a preferência entre os eleitores com rendimentos inferiores a US$ 50 mil (56%), Romney (direita) conta com o apoio dos mais ricos (40%).
Os estados considerados mais importantes para definição das eleições são Colorado, a Florida, Iowa, Nevada, New Hampshire, a Carolina do Norte, Ohio, a Virginia e o Wisconsin. No sistema de eleitoral dos EUA, esses estados somam 110 delegados no Colégio Eleitoral de um total de 538. Para ser eleito presidente o candidato tem que obter no mínimo 270 delegados.
Foto: reprodução