Ter um irmão mais novo pode fazer mal ao coração

Comportamento

Na velha rixa entre irmãos, surgiu um novo argumento, dessa vez, a favor dos mais velhos. Um estudo recente revelou que a chegada de outro filho pode aumentar a pressão sanguínea dos outros irmãos – e pasmem, isso pode até render problemas cardíacos. Mas, tenha calma, as coisas não são tão ruins assim: com o tempo esse ciume bobo acaba e o perigo também.

Essa descoberta veio de uma pesquisa realizada por universidades americanas, espanholas, indianas e bolivianas. Foram selecionadas cerca de 200 famílias, que viviam espalhadas por vilas na Bolívia. O estudo foi realizado entre os meses de Junho a Setembro de 2007, em que os pesquisadores perceberam que a chegada de um irmãozinho aumentava entre 3% e 5,9% a pressão sanguínea dos outros. Se fosse uma irmã, a pressão subia um pouco menos – em média, 3.8%.

Quer saber o motivo? Ciúme e posse! Afinal, dividir a atenção dos pais, os brinquedos e tantos paparicos não é nada bacana. É como se o caçula representasse uma grande ameaça. Nas famílias estudadas, um novo irmão pode ser mais “ameaçador” do que uma irmã. Só que isso -felizmente – passa. De acordo com o crescimento e amadurecimento dos filhos. Então, os filhos começam a se dar bem… Ou um pouco melhor.

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter