Pesquisa revela que os bêbados sobrevivem mais a acidentes

Comportamento

Quem nunca ouviu a seguinte frase: “Ô bicho de sorte é bêbado!”…  Isso por que eles sobrevivem mais a acidentes e, provavelmente, se acidentam mais! Quem diria que se  você estiver sob o efeito do alcool, sofrer um acidente e conseguir chegar ao hospital antes de bater as botas, suas chances de sobreviver são bem maiores que as de pacientes sóbrios com o mesmo tipo de problema?

Inacreditável, não é? Mas é verdade! A descoberta foi feita pelo pesquisador Lee Friedman, da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. O estudo analisou os dados de mais de 190 mil pacientes que deram entrada, entre 1995 e 2009,  nos hospitais do Estado de Illinois, com algum tipo de traumatismo. Em todos os casos analisados, haviam exames que mediam o nível de álcool no sangue – o nível variava de 0 a 500 mg/dl (miligramas/decilitro).

Para a surpresa de muitos, a chance de sobreviver era 50% maior para os mais bêbados, principalmente para aqueles que tivessem sido perfurados por facas ou baleados. O professor responsável pela pesquisa não sabe explicar o motivo. “Depois de uma lesão, se você está intoxicado, parece existir um importante efeito de proteção. Quanto mais álcool você tem, maior é esse efeito”, explica.

A pesquisa é bacana, mas nada de exagerar demais e sair bebendo todas. Afinal, toda sorte tem limite, não é mesmo?

 

Foto: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter