Prefeitura formaliza tombamento de bens históricos em Fortaleza

Cultura

A história e a identidade de uma cidade dependem muito da preservação arquitetônica de alguns bens culturais materiais e  não materiais. E é justamente nesse intuito que, nesta terça-feira (04), a prefeita Luizianne Lins assina, no Paço Municipal, os decretos de tombamento definitivo de nove bens histórico-culturais de Fortaleza, indicados pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico Cultural.

Entre os equipamentos estão a Farmácia Oswaldo Cruz, Esporte Clube Maguary, Ideal Clube, Náutico Atlético Cearense, Colégio Dorotéias, Santa Casa de Misericórdia, Instituto Municipal de Pesquisas, Administração e Recursos Humanos (Imparh), Casa do Português e Pavimentação da Rua José Avelino, que serão formalizados como patrimônio material. Além disso, também serão assinados os registros da Celebração da Festa de São Pedro dos Pescadores e de Lugar da Igreja de São Pedro e sua área de entorno, que, juntos, caracterizam o primeiro bem  não material de Fortaleza.

A partir do momento em que é feito o  tombamento de um bem, ele passa a ser fiscalizado para que não possam alterar sua estrutura original. Se o equipamento for público,cabe a gestão  restaurar e mantê-lo. Já se ele for particular, o proprietário não tem essa obrigação. Dos 44 bens protegidos pela Prefeitura de Fortaleza, apenas quatro foram recuperados: o Passeio Público, o Mercado do Pinhões, o Palácio do Bispo (Paço Municipal) e o Estoril.

Gostou da notícia? Acha que poderíamos ter mais alguns bens-culturais nesta lista?

 

Serviço:

Assinatura do decreto definitivo dos tombamentos aprovados pelo Comphic
Local: Paço Municipal (Rua São José, 01 – Centro)
Data: Terça-feira, 04 de Dezembro, às 10h.
Contato: (85) 3105-1386 / (85) 8899-8705

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter