A presidenta Dilma Rousseff foi considerada pela revista Forbes, a 18ª pessoa mais poderosa do mundo, em um lista de 71 pessoas. O ranking dos mais poderosos do mundo feito anualmente pela revista traz “chefes de Estado, financiadores, filantropos e empresários que realmente mandam no mundo”, diz a Forbes.
Para chegar a colocação de cada um, foram levados em consideração diversos aspectos, tanto econômicos como do poder que essas pessoas tem sobre outras. O Papa Bento XVI, por exemplo, foi classificado em 5º lugar por ser o líder espiritual de mais de um bilhão de católicos, ou cerca de 1/6 da população do mundo. Já Michael Duke (17º), CEO da Wal-Mart Stores, emprega dois milhões de pessoas.
Em relação ao poder econômico, a lista traz entre as primeiras posições, Carlos Slim Helu (11º), homem mais rico do mundo e o rei saudita Abdullah bin Abdul Aziz al Saud (7º), que além de outros valiosos recursos dispõe de 20% das reservas mundiais de petróleo conhecidas.
Mesmo não estando entre os tops da lista a colocação de Dilma é muito boa, segundo a revista ela é uma das maiores ganhadoras do ranking já que, em menos da metade do seu mandato a ênfase da presidenta sobre empreendedorismo tem provocado uma série de novas iniciativas e animado os jovens brasileiros.
Os 10 primeiros no ranking do poder
- Barack Obama (presidente dos EUA);
- Angela Merkel ( Chanceler da Alemanha);
- Vladimir Putin (presidente da Rússia);
- Bill Gates (co-presidente da Bill & Melinda Gates Foundation);
- Bento XVI (Papa da Igreja Católica Romana);
- Ben Bernanke (presidente do Banco Central dos EUA);
- Abdullah bin Abdul Aziz al Saud (Rei da Arábia Saudita);
- Mario Draghi (presidente do Banco Central Europeu);
- Xi jinping (Secretário-Geral do Partido Comunista da China);
- David Cameron (Primeiro-ministro do Reino Unido);
Foto: reprodução