A temporada de verão chega ao calendário brasileiro a partir desta sexta-feira, 21 de Dezembro. O calor da estação agrada a muitos, mas existem também os que não se sentem nada a vontade. Se você é daqueles que curtem o calor ou da turminha que reclama, os cuidados especiais são imprescindíveis!
A exposição ao sol é muito importante para a absorção de vitamina C, mas essa exposição também pode ser prejudicial. “O excesso pode provocar, num primeiro momento, queimaduras, desidratação, envelhecimento precoce, flacidez, manchas, vermelhidão, insolação e bolhas”, avalia Anelise Leite Taleb, farmacêutica.
E para que você possa aproveitar o fim do ano em grande estilo e, principalmente, sem sustos, com beleza e saúde, o No Pátio separou algumas dicas de cuidados para a estação. Confira!
Proteção Solar
É sempre bom observar o número de fator de proteção do produto. O método utilizado para medir o UVA na pele deve ser, no mínimo, 1/3 do fator da proteção. É melhor não esquecer de algumas partes do corpo que são sempre muito expostas ao sol, como o nariz, orelhas, queixo, pescoço e mãos.
Hidratação
Nunca deixe de usar hidratante em seu corpo durante o verão. Se sua pele for oleosa, limpe o rosto várias vezes durante o dia, isso evita as indesejáveis erupções. Os especialistas recomendam o uso sempre depois do banho, quando há uma penetração maior do hidratante.
Cabelos
Para proteger suas madeixas nesta estação super quente, também use hidratantes, de preferencia com protetor solar. Usar chapéus também acaba ajudando a bloquear a exposição dos fios. Mas é bom sempre ficar antenada, mesmo em dias parcialmente nublados, os raios ultravioletas podem atravessar as nuvens e danificar os fios.
Alimentação
Você certamente já deve ter ouvido falar naquela velha frase “a beleza começa de dentro”, é isso mesmo! Durante a estação mais quente do ano, é melhor optar por alimentos mais leves, frutas, peixes, grelhados e abuse das saladas.
Bebidas
Não precisa nem falar que aquelas latinhas de cerveja não hidratam né? O que elas podem causar é o aumento na urina e, se ingerida em excesso, pode até causar desidratação. Uma boa dica é fazer uma intercalação entre uns copinhos de cerveja e de água para a reposição correta dos líquidos. Abuse da água de coco, sucos e isotônicos.
Fotos: Reprodução