A presidente Dilma Rousseff viajou a menos países em dois anos de mandato, em 2011 e 2012, do que o antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, em seu primeiro ano de governo, em 2003, segundo um levantamento feito pela BBC Brasil.
O levantamento, com base em dados da Presidência da República e do Itamaraty, mostra que em seus dois primeiros anos de mandato Dilma passou 82 dias no exterior e visitou 25 países (alguns mais de uma vez).
No primeiro ano de seu primeiro mandato, em 2003, Lula passou 74 dias viajando e visitou 27 países. No biênio 2003/2004, o ex-presidente visitou um total de 35 países e passou 123 dias fora do Brasil.
A agenda de viagens de Lula foi ainda mais intensa em seu segundo mandato, quando visitou 29 países no primeiro ano, em 2007, embora tenha passado menos tempo fora do Brasil – 68 dias. Nos dois primeiros anos de seu segundo mandato, Lula passou 146 dias viajando e visitou 47 países, além da base brasileira na Antártida e da Guiana Francesa (território francês na América do Sul).
Consultada pela BBC Brasil, a Presidência da República afirmou que não há uma razão específica para o ritmo menor de viagens da atual presidente em relação ao antecessor.
“As viagens dos Presidentes da República são organizadas em seus destinos, itinerários e duração, de acordo com as necessidades e ajustadas às possibilidades da agenda presidencial. Não há portanto, padrão a ser obedecido pelos ocupantes do cargo”, informou a secretaria de imprensa da Presidência.
Os destinos de Dilma
Quando analisados os destinos das viagens presidenciais, o levantamento mostra que em seus dois primeiros anos de mandato, a presidente Dilma Rousseff privilegiou as visitas à Europa, com 10 países visitados em 11 viagens, e à América do Sul, com 6 países em 11 viagens (considerando cada local visitado como uma viagem).
Ela também foi a 2 países da América Central em 2 viagens, a três da África em três viagens, dois da Ásia em duas viagens e 2 da América do Norte em 4 viagens (três delas para os Estados Unidos).
O país mais visitado por Dilma foi a Argentina, com quatro viagens, seguida dos Estados Unidos, com três, e França, Peru e Uruguai com duas visitas cada.
Em seu primeiro biênio, Lula foi a 9 países da África em 10 viagens e visitou 9 países sul-americanos em 20 viagens. Ele também foi a 7 países europeus em 11 viagens, a 5 da Ásia em 5 viagens e a 3 da América Central em 3 viagens, além de visitar os Estados Unidos quatro vezes e o México três.
Nos dois primeiros anos do segundo mandato, Lula fez 24 viagens à América do Sul para 11 locais diferentes (10 países mais Guiana Francesa), visitou 14 países da Europa em 18 viagens (incluindo uma ao Vaticano), 9 da América Central em 11 viagens, 7 da África em 7 viagens, 4 da Ásia em 5 viagens, 2 da Oceania em 2 viagens e a 2 da América do Norte em 5 viagens (quatro delas aos Estados Unidos), além da visita à base brasileira na Antártida.
Fonte: BBC Brasil
Imagem: reprodução