O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cultura (MinC), adquiriu a obra de arte A Primeira Missa no Brasil, de autoria de artista Candido Portinari. A nova aquisição fará parte do acervo permanente do Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, que já conta com a obra A Primeira Missa no Brasil de Victor Meirelles. O quadro de Portinari, um painel datado de 1948, realizado em têmpera sobre tela, representa a primeira missa realizada no Brasil.
A obra foi encomendada a Portinari por Thomaz Oscar Pinto da Cunha Saavedra, terceiro Barão de Saavedra, para compor a então sede do Banco Boavista, no Rio de Janeiro. A tela encontra-se ainda hoje no mesmo prédio, onde funciona o Banco Bradesco, em bom estado de conservação, tendo sido tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural.
O processo de compra começou em Setembro de 2012. Desde então foram realizadas vistorias técnicas de funcionários do Museu Nacional de Belas Artes, qualificados para a finalidade de elaboração de Notas Técnicas referente ao estado de conservação e valor artístico e importância da obra “A Primeira Missa no Brasil”. Também foram solicitados pareceres/avaliações de especialistas com larga experiência no mercado de arte. O valor da compra foi de R$ 5 milhões.
A previsão é que o publico possa ver a tela a partir de Março de 2013. Será feita uma exposição das obras A Primeira Missa no Brasil, de Portinari e A Primeira Missa no Brasil de Victor Meirelles, junto com os estudos realizados pelos artistas na criação e execução das telas. A Primeira Missa, de autoria de Victor Meirelles encontra-se em exposição no MNBA. A obra, datada de 1860.
Foto: Reprodução