Quem já estava com o orçamento planejado para 2013, vai ter quer refazê-lo. O governo federal deve reajustar em 7% o preço da gasolina, mas não só dela, o óleo diesel também vai subir, mas em nível um pouco menor – entre 4% e 5%. A expectativa é que o governo faça o anúncio na semana que vem.
Porém, algumas medidas devem ser tomadas para que o consumidor não pague um preço tão caro com a nova medida. Uma delas é o aumento da mistura de álcool anidro (etanol) na gasolina. O governo deve anunciar a elevação do teto da mistura, dos atuais 20% para 25%, com o reajuste dos combustíveis. Mas a elevação só deve ser efetivada quando a colheita de cana-de-açúcar estiver no auge, o que deve ocorrer no fim do primeiro semestre.
O reajuste pode sinalizar uma demanda maior pelo biocombustível ao longo de 2013, logo um crescimento no interesse dos produtores em expandir o cultivo de umas das principais matérias primas para a produção do combustível, a cana-de-açúcar. O mais provável é que o aumento do mix ocorra em Junho Mas, se as condições climáticas propiciarem o plantio da cana, a medida pode ser antecipada para Março ou Abril.
O Brasil diminuiu a quantidade máxima de etanol na gasolina, de 25% para 20%, em outubro de 2011. Na ocasião, havia escassez de biocombustível, o que levou ao aumento de preços. Por isso, o governo decidiu atuar.
Com informações da Agência Estado
Foto: reprodução