Nova biografia de Cristobal Balenciaga será lançada amanhã

Moda

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O icônico desginer  espanhol Cristobal Balenciaga, que transformou a moda como a conhecemos e cujo nome encabeça uma das marcas mais desejadas e respeitadas do mundo, acaba de ganhar um nova biografia! O livro, da autora Mary Blume, recebeu o título de The Master os Us All: Balenciaga, His Workrooms, His World ( Para o português: “O Mestre de Nós Todos: Balenciaga, Sua Sala de Trabalho, Seu Mundo”) e será lançado oficialmente amanhã (05).

A obra apresenta um panorama da carreira de Balenciaga, que era conhecido por sua descrição e até reclusão ( o estilista só concedeu uma entrevista durante toda a sua carreira, logo após o anúncio de sua aposentadoria). A escritora contou com a ajuda de duas fontes super especiais: John Fairchild, editor-contribuinte da publicação Women’s Wear Daily durante mais de 15 anos, famosos por seguir os passos de Cristobal e enviar repórteres até mesmo a banca onde o estilista comprava jornais, afim de conseguir detalhes sobre as próximas coleções e também de ninguém menos que Florette Chelot, a primeira funcionária de Balenciaga em Paris, que trabalhou de perto com o designer por mais de 30 anos até o fechamento da maison no ano de 1968.

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Alguns dos looks icônicos de Cristobal Balenciaga, cada revolucionaram e enriqueceram a moda como a conhecemos hoje.


Nas páginas do lançamento, Blume também rebate o fato de que Balenciaga tenha alcançado seu status de grande couturier apenas na França. “Ele tinha 41 anos quando chegou ao país, e já fazia muito sucesso [ainda na Espanha]”, revela Blume em entrevista ao WWD sobre o título. Outro detalhe revelado por suas fontes? “Fiquei fascinada ao descobrir que ele realmente preferia trabalhar com corpos mais curvilíneos”, conta a autora, que levou para o livro um clique que mostra Cristóbal provando um modelo em Hulda Zumsteg, uma de suas poderosas clientes. Também reunidas estão as inovações de estilo atribuídas à Balenciaga: a manga-melão, os modelos “saco” e babydoll de vestidos e o chapéu-véu, criado em 1967 para acompanhar um de seus vestidos de noiva (que ganhou uma reinterpretação por Nicolas Ghesquière na coleção verão 2012 da grife). O livro realmente promete se tornar um clássico instantâneamente e leitura obrigatória para quem se interessa por moda, seus caminhos e suas histórias de bastidores.

Para os fashionistas mais ansiosos, alguns sites internacionais já disponibilizaram a pré-venda da biografia. Aqui no Brasil, o livro já está disponível em versão E-book na Livraria Cultura, por R$ 31,79.

 

Fotos: Reprodução

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