Incêndio no Pátio Dom Luis – Despreparo para lidar com situações de risco

Acontece

Incêndio no Pátio Dom Luis - Despreparo para lidar com situações de risco
Apelação ou sensacionalismo. É o que muita gente está dizendo da cobertura jornalística em torno da tragédia de Santa Maria, RS. Porém é inevitável não falar sobre o assunto, não noticiar cada novo fato, claro, isso poderia ser feito tendo mais cuidado com as vidas envolvidas; inevitável, também, é não ligar cada novo acontecimento de incêndio, por menor que seja, à Santa Maria, como o “principio de incêndio”, na última sexta-feira (1) no Shopping Pátio dom Luis, em Fortaleza.

Por volta das 10h25, segundo a administração do shopping, um princípio de incêndio, ocorreu em uma das churrasqueiras do restaurante Murano Grill, no térreo do shopping. A fumaça logo se espalhou por todo o shopping e pôde ser sentida, segundo alguns usuários, de uma das torres comerciais.

Em comunicado oficial, a administração do shopping Pátio Dom Luis, um complexo composto pelo shopping, duas torres comerciais de 22 dois andares cada e duas torres residenciais com 92 apartamentos, disse que todos os dispositivos de segurança foram utilizados da forma correta.

Incêndio no Pátio Dom Luis - Despreparo para lidar com situações de risco1

“Por uma atuação destacada da Brigada de Incêndio do próprio Shopping e o exemplar funcionamento de todos os equipamentos e dispositivos de segurança, essa situação foi rapidamente controlada”, afirma a nota.

Na verdade isso não pôde ser evidenciado de forma tão explicita na “evacuação” do prédio. Parte da redação do No Pátio funciona no 22º andar de uma das torres do Pátio, ao descer pelas escadas, seguindo as orientações para esse tipo de incidente, em nenhum momento se ouviu algum sinal que indicasse a saída, nem tão pouco foi detectada e presença de pessoal treinado para lidar com o acontecido e indicar o procedimento mais adequado.

A administração do complexo disse que não havia “necessidade de utilização do sistema de alarme anti-incêndio, uma vez que o incidente no restaurante já havia sido controlado e esta medida poderia desnecessariamente provocar pânico e um tumulto de maiores proporções”, acrescenta a nota.

É nítida a falta de preparação para lidar com situações de crise que podem pôr em risco a vida de muitas pessoas. Procedimentos rotineiros que deixam de ser realizados, se somados podem resultar em catástrofes como a da cidade gaúcha de Santa Maria. No Pátio Dom luis, mais de quarenta minutos depois do incidente muitas pessoas ainda eram vistas nas janelas do prédio.

Segundo o Corpo de Bombeiros a falta de manutenção nos exautores do restaurante foi um agravante. “O CBMCE solicita a atenção dos responsáveis pelas edificações quantoIncêndio no Pátio Dom Luis - Despreparo para lidar com situações de risco2 a manutenção constante dos exaustores e o apoio dos motoristas durante o deslocamento das viaturas”, constatou na nota.

Por conta do acontecido na Boate Kiss em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, onde 237 pessoas morreram e outras dezenas ainda estão hospitalizadas, muitas em estado grave, vistorias em casas de shows estão sendo feitas por todo o Brasil. Mas não só elas merecem um olhar atento das autoridades competentes e de toda a população. O que aconteceu no shopping Pátio Dom Luis é uma prova disso.

Confira quais estabelecimentos já foram vistoriados pelo Corpo de Bombeiros em Fortaleza e qual a situação de cada um deles:
Boates e Casas de Show vistoriadas pelos Bombeiros em Fortaleza

Preparamos algumas dicas para agir em caso de incêndio:
Dicas de como agir em caso de incêndio

 

Fotos: Thiago Silveira

Inscreva-se na nossa newsletter