Após ter anunciado – na segunda-feira (11)- sua renúncia ao pontificado que acontecerá no próximo dia 28. O Papa Bento XVI realizou ontem (13), a sua última grande missa e mostrou-se bastante emocionado com o afeto dos fiéis e denunciou a ‘hipocrisia religiosa’ e as ‘atitudes que buscam os aplausos e a aprovação’. Afirmou que a Igreja “está desfigurada” pelas ‘divisões em seu corpo eclesiástico’.
O motivo da renuncia de Bento XVI – de 85 anos – é por conta da sua “idade avançada e por não ter forças” para seguir no cargo. Segundo o Vaticano, o conclave de cardeais deve escolher o novo Papa até a Páscoa. Bento XVI pediu nesta quinta(14) uma ‘verdadeira renovação’ da Igreja Católica, durante encontro com sacerdotes da Diocese de Roma.
“Temos que trabalhar para que se realize verdadeiramente o Concílio Vaticano II e se renove a Igreja”, disse. No dia 27 acontecerá a última audiência pública do Papa, que será realizada na Praça de São Pedro, no Vaticano. A cerimônia será transmitida ao vivo por meios de comunicação de todo o mundo.
Foto: Reprodução