Bibliotecas para visitar no Brasil!

Cultura|Livros

noticia_Ratita de biblioteca

Bibliotecas não são só lugares para estudantes que querem estudar e pesquisar. Elas servem também para quem quer ler e relaxar, sem deixar de ser prazeroso. O No Pátio fez uma lista de ótimas bibliotecas espalhadas pelo país para quem procura os benefícios que a leitura pode oferecer, como exercitar o cérebro e prevenir doenças relacionadas à memoria. Confira.

Biblioteca Inspiração Nordestina  – Fortaleza

Começando pela nossa cidade, a dica é a Biblioteca Inspiração Nordestina. O acervo inclui livros e periódicos relacionados ao desenvolvimento regional, à arte, à cultura e à literatura. A biblioteca tem ainda exemplares de DVDs, dicionários, enciclopédias gerais e específicas, vídeos e mapas. A biblioteca conta com instalações modernas e funcionais. Conta com salas de leitura, de DVD, cabines para audiobooks, auditório e a Biblioteca Virtual com acesso à internet. Localiza-se na Rua Floriano Peixoto, 941, 3° andar – Centro Cultural Banco do Nordeste. Funciona de terça a sábado, das 10h às 19h e domingo de 12h às 17h:45.

Biblioteca Engenheiro Vulpiano Cavalcanti de Araújo Filho – Natal

O pequeno acervo de 4.000 exemplares da Biblioteca Engenheiro Vulpiano Cavalcanti de Araújo Filho conta com livros, periódicos, CDs, DVDs, obras em braile e literatura infanto-juvenil. A biblioteca se destaca por ser especializada no meio ambiente, com um acervo bastante diversificado e amplo nessa área.

Localização: Rua Raimundo Chaves, 2000, Lagoa Nova – Natal.

Horário de Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 13h:30.

Biblioteca Real Gabinete Portugues de Leitura – Rio de Janeiro

Com um acervo de 300 mil volumes, a biblioteca Real Gabinete Portugues de Leitura é a maior em acervo do Brasil. Quem gosta de história brasileira e cultura portuguesa vai adorar conhecer as obras, algumas em manuscritos e obras raras. Mas essas precisam de autorização para serem consultadas. Fica na Rua Luís Camões, 30, Centro e funciona de segunda a sexta, das 9h às 18h.

Biblioteca Mario de Andrade, em São Paulo.
Biblioteca Mario de Andrade, em São Paulo.

Biblioteca Mário de Andrade – São Paulo

A Biblioteca Mário de Andrade é umas das mais importantes do país por conta de seus exemplares raros e por seu tamanho, 3,3 milhões de itens distribuídos entre livros, periódicos e outros. Além de livros, tem coleção de artes, sala de estudo e atualidades. Localiza-se na Rua da Consolação, 94. Horário de funcionamento é especial para cada coleção. A Coleção Circulante, Coleção São Paulo, Sala de Atualidades e Sala de Estudos funciona de segunda a sexta, das 8h:30 às 20h:30 e sábado das 10h às 17h. A Coleção das Artes fica aberta até às 19h e a Coleção de Obras Raras, Mapoteca e Multimeios até às 17h, mas com visita agendada antes.

Biblioteca Pública do Paraná – Curitiba

A Biblioteca Pública do Paraná tem uma área de mais de 8 mil metros quadrados e um acervo de 400 mil livros, fotos, periódicos e materiais multimídias. Tem um público de mais de 3.000 pessoas por dia e empresta 2.000 livros, e ainda tem seção infantil. Encontra-se Rua Cândido Lopes, 133, Centro e funciona de segunda a sexta das 8h:30 às 20h, a seção infantil funciona até 18h:30 e sábado das 8h:30 às 13h:30.

Biblioteca SC
Biblioteca Pública de Santa Catarina, em Florianópolis.

Biblioteca Pública de Santa Catarina – Florianópolis

A Biblioteca Pública de Santa Catarina tem mais de 115 mil exemplares e tem obras da literatura geral, literatura catarinense, nacional e internacional, jornais e revistas. Tem um setor de obras raras e livros em braile além de livros infanto-juvenis.  Fica na Rua Tenente Silveira,  343, Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, de 8h às 19h:15 e sábado de 8h às 11h:45.

Biblioteca Nacional de Brasília – Brasília

A Biblioteca Nacional de Brasília é um bem diferente. Acontecem saraus, oficinas e encontro com autores na biblioteca, entre outras atividades. O espaço infantil atende creches e escolas com computadores com acesso à internet, livros, jogos e leituras para toda a comunidade. A biblioteca funciona no Setor Cultural Sul, lote 2, Edifício da Biblioteca Nacional. Funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h45 e, aos sábados e domingos, das 9h às 17h45.

Seja morando na cidade ou visitando uma delas, vale a pena a visita a uma dessas incríveis bibliotecas. E é sempre bom colocar a leitura em dias, seja qual for a cidade. Que tal programar o passeio do próximo sábado para uma biblioteca?

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter