Seja no drama, na ação ou na comédia romântica, o cinema tem muita ligação com a cerveja. Ela sempre entra em cena nos momentos de confraternização, em cenas de suspense e naqueles clássicos encontros amorosos. Com a premiação do Oscar 2013, que acontece neste domingo (24), vale a pena relembrar alguns filmes que trazem a bebida como destaque. Ficou curioso? O No Pátio traz para você essa lista super exclusiva!
Django Livre, 2012 – Quentin Tarantino
Em uma das passagens deste indicado ao Oscar 2013, o personagem de Christoph Waltz senta em um saloon junto com o protagonista e os dois degustam uma cerveja – coisa que, na época, seria quase que impossível por conta da escravidão.
Central do Brasil, 1998 – Walter Salles
Indicado ao Oscar em 1999 por melhor filme estrangeiro e melhor atriz o filme relata inúmeros problemas sociais brasileiros. Em uma das passagens a protagonista parece ter a chance de alcançar a felicidade. Imagina quem aparece em cena? A cerveja!
Um Sonho de Liberdade, 1995 – Frank Daranont
Em uma das cenas o personagem, interpretado por Tim Robbins, consegue algumas cervejas para os amigos que trabalham em uma prisão. A passagem é marcante e traz uma sensação de liberdade. O clássico recebeu sete indicações ao Oscar.
Boleiros – Era uma vez o futebol, 1998 – Ugo Giorgetti
Além de homenagear o futebol, este filme também tem cenas que mostram cervejas, outra paixão nacional. No longa, ex-jogadores se reúnem em botecos e relembram da época em que atuavam em campo.
E aí, comeu? 2012 – Felipe Joffily
A maior parte do filme se passa dentro de um bar, com aquele clima bem brasileiro: amigos jogando conversa fora, admirando toda a movimentação e, bebericando algumas geladas.
Noel – O Poeta da Vila, 2006 – Ricardo Van Steen
A videografia de Noel Rosa não podia deixar de fora as cenas que mostram a relação do compositor com a vida boêmia e como essa rotina o ajudou a compor seus sucessos.
Bastardos Inglórios, 2009 – Quentin Tarantino
Para colocar em prática um dos planos para acabar com os nazistas, o grupo liderado por Brad Pitt segue em uma taverna para degustar algumas cervejas. Quase que um momento de distração coloca tudo a perder. É que o local era frequentado pelos soltados de Hitler.
Fotos: Reprodução