Desde ontem, 1º de julho, está proibida a venda no mercado brasileiro, de equipamentos com plugues e tomadas fora dos padrões, disponibilizados isoladamente ou em aparelhos eletroeletrônicos. A partir de agora, o correto vem com dois ou três pinos redondos.
De acordo com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), existia cerca de 12 tipos de plugues e oito tipos de tomadas diferentes no mercado, antes da padronização. O novo Padrão Brasileiro de Plugues e Tomadas, visa uma maior segurança da população, já que a função do terceiro pino, é evitar que o consumidor venha a sofrer choques, no caso, ele funciona como um fio terra.
A multa para casos de produção ou comercialização de produtos fora do novo padrão estipulado pelo Inmetro, pode variar de R$ 100 a R$ 1,5 milhão! O plugue com três pinos vem com tudo para entrar definitivamente no mercado, além de reduzir os choques, o novo contato permite um encaixe mais eficiente entre a tomada e os aparelhos, evitando assim um maior disperdício de energia.