A alma encantadora das praias do Rio de Janeiro

Cultura|Livros

Praia de Ipanema

As paisagens do Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa, estão entre as mais cobiçadas do mundo. Os personagens, as areias cariocas, tudo isso e muito mais estão registrados no livro “A alma encantadora das praias”, do autor Tiago Petrik e Juliana Rocha lançado recentemente. Foram nove meses de muito trabalho, em que a dupla fez cerca de 30 mil cliques, com mais de 300 frequentadoras do Arpoador, de Ipanema e do Leblon. Deste material, foram escolhidas mais de 100 fotos para a publicação.

“A receptividade foi ótima. Há mais de cinco anos nós do blog RIOetc já fazemos este tipo de trabalho, então já estamos mais do que acostumados a abordar desconhecidos na rua. Na praia não foi muito diferente. Acontecia, às vezes, de uma menina não querer aparecer de biquíni, e pedir pra colocar uma roupa por cima. Sem problema”, conta Petrik, um dos criadores do blog, para o qual já fotografou mais de 10 mil pessoas pelas ruas do Rio.

Rio - Tayla

As fotos foram feitas de março a novembro de 2012. “Não tínhamos exatamente uma rotina, mas foram raras as folgas nos fins de semana. Saímos muito também durante a semana, com a intenção de pegar perfis variados de personagens”, explica o autor.

“Acho que não existe outra cidade tão grande como o Rio com essa formação, da praia no meio da cidade, tão ligada à vida cotidiana. Isso tem a ver também com o fato de o nosso verão durar o ano todo. A praia é a nossa praça, é onde todo mundo se encontra. E não apenas os cariocas, mas o mundo mesmo”, disse Petrik, também autor do livro “A carioca – Guia de estilo para viver a Cidade Maravilhosa”.

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter