Fortaleza será sede do I Simpósio Brasileiro de Cultivo de Orquídeas. O evento, que acontece entre os dias 5 e 8 de Março, busca abordar questões relacionadas ao cultivo, técnicas e sustentabilidade dos pequenos aos macro-empreendimentos do agronegócio com a orquideocultura. O encontro reuni pesquisadores convidados de todo o Brasil e do exterior, que discutirão as peculiaridades das plantas que compõem a família Orchidacea.
“Nosso objetivo é estimular o intercâmbio entre pesquisadores, estudantes, produtores, consumidores, pessoas envolvidas no mercado de orquídeas e demais interessados. Serão repassadas técnicas de cultivo, objetivando a sustentabilidade dos pequenos e grandes empreendimentos na área da Orquideocultura”, explica Prof. Roberto Takane, coordenador do evento. Além de discutir sobre estudos e formas de cultivo das orquídeas, o Simpósio abordará as formas de preservação da planta.
O Brasil é destaque, sendo considerado um dos países mais ricos em orquídeas, comparável somente à Colômbia e ao Equador. O crescimento da produção em grande escala de orquídeas em vaso está ocorrendo no mundo todo, com destaque para países como: Holanda, Alemanha, China, Taiwan, Estados Unidos e Japão. No Brasil, existem mais de 100 produtores comerciais de orquídeas. O volume estimado de produção de vasos é de 3,0 milhões.
Serviço:
I Simpósio Brasileiro de Cultivo de Orquídeas
Datas: 05, 06, 07 e 08 de março de 2013
(Inauguração do orquidário UFC 5/março: 16h)
Local: Casa José de Alencar
Endereço: Avenida Washigton Soares, 6055 – José de Alencar
Telefone: (85) 3229-1898.
Foto: Reprodução