Hoje (8 de março) comemora-se o Dia Internacional das Mulheres, uma data que foi oficialmente criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, como uma referência aos movimentos de lutas das mulheres que ocorreram no início do século 20, por melhores condições de trabalho e diminuição da jornada, direito à educação e ao voto feminino.
A luta por esses direitos continuam em pauta no atual século. Depois de seis anos a Lei Maria da Penha começou a dar resultados. Desde a promulgação da Lei, em 2006, o número de agressões contra mulheres relatadas ao governo federal por meio do serviço – Ligue 180 – cresceu 600%. A maioria dos casos descritos (57%) envolve agressões físicas. Ou seja, o ano de 2012 fechou com 88.685 relatos de agressão – contra 12.664 há seis anos.
O Ligue 180 é um serviço gratuito focado na orientação das mulheres vítimas de abusos e seu encaminhamento para órgãos da polícia, da Justiça e demais serviços de enfrentamento da violência contra a mulher, como centros especializados e casas abrigo.
Em Fortaleza
A data vai ser comemorada em homenagem à luta pelos direitos femininos, além disso, a Prefeitura de Fortaleza preparou uma programação especial que conta com diversos serviços para garantir a saúde e o bem-estar da mulher, além de proporcionar lazer com apresentações musicais.
Veja a programação especial para esse final de semana aqui!
Foto: Reprodução