Os sete princípios de Leonardo da Vinci para uma mente brilhante

Comportamento|Estilo de Vida

Student studying  by Don Hamerman For Rutgers Photo Services

Tá precisando de uma ajuda para melhorar o intelecto? Os princípios de Leonardo da Vinci podem ser o segredo para conseguir uma mente brilhante. Ele foi pintor, escultor, engenheiro, arquiteto, inventor, matemático, cientista, anatomista e escritor. Já se passaram quase 500 anos de sua morte e ele ainda deixa muita gente espantada com tanta inteligência.

O escritor americano Micheal J. Gelb apresenta em seu livro, “Decodificando Da Vinci”, os sete princípios que toda pessoa pode seguir para aperfeiçoar a mente. E lembre-se toda idade é cedo para começar a exercitar a mente. Com o tempo, se a mente não é estimulada vai perdendo força e a memória começa a falhar.

1° princípio – Seja curiosa!

davinci1_nopatio

Todos nós nascemos com o instinto de explorar. Ao dominar a fala, passamos a fazer questionamentos. Grandes gênios vivem se perguntando “por quê?”. Não deixe essa característica na infância. Passe a questionar mais o que se passa ao redor. Andar com bloquinhos ou fazer notas no celular também uma boa dica. Anotações livres, inacabadas é um incentivo para a liberdade do pensamento. Não se prenda, escreva tudo que achar interessante.

2° princípio – Faça conexões entre suas ideias.

davinci2_nopatio

Em sua infância, Da Vinci pintou escudos. Para criar uma imagem aterrorizante ele juntou insetos e outros bichos. Com partes de cada um deles, fez um dragão terrível. Para ele, era comum fazer junções entre objetos completamente desconexos. Fazer relações entre diversos temas ajuda a memória e o raciocínio. Crie links entre assuntos diversos.

3° princípio – Use o cérebro completamente.

davinci3_nopatio

Da Vinci não costumava se classificar como pensador que usa mais o lado esquerdo do cérebro ou o direito, ele usava o órgão todo se entretendo com atividades distintas. Comece a unir o racional ao emocional, faça um balanço do seu modo de pensar. Os cadernos de Leonardo da Vinci continham muitos desenhos com palavras e pensamentos todos interligados. Quer criar o seu mapa? Com canetas coloridas, papel, um problema e um objetivo você consegue. No centro do papel, coloque uma imagem que represente seu ponto principal. Saia escrevendo palavras-chaves e ligue-as a imagem principal. Mude as cores, desenhos, faça códigos.

4° princípio – Conviva com a ambiguidade.

davinci4_nopatio

Os gênios tem uma certa característica que é a habilidade de tirar proveito da ambiguidade. As pinturas de Da Vinci eram descritas como “sfumato”, palavra italiana que significa “estar entre a fumaça”. Você fica confortável quando não tem a certeza absoluta de algo? Deixe de lado a necessidade de estar sempre com a certeza absoluta. Confie mais em sua intuição!

5° princípio – Desafie o seu conhecimento.

davinci5_nopatio

Da Vinci duvidava de pontos de vistas dominantes e até dele mesmo, para desafiar-se. Um pensamento genial requer rompimento e questionamentos de crenças em que você sempre acreditou. Que experiências marcantes você teve? Faça uma pequena lista e escreva uma frase que resuma o que ficou como lição e quais você usa no dia a dia. E as conclusões daquela época mudaram? Deixe sua mente ser perturbada pelos pensamentos e reflita.

6° principio – Aguce os sentidos.

davinci6_nopatio

Já no século XV Da Vinci dizia que a maioria das pessoas “olha sem enxergar, escuta sem ouvir, toca sem sentir, come sem degustar, se move sem ter consciência física, respira sem sentir o aroma das coisas e fala sem pensar”. Os cincos sentidos são importantes. Reconheça isso e sinto-os. Grandes gênios relacionam os sentidos entre si. Quer tentar? Prepare sua playlist favorita e expresse no papel o que está sentindo enquanto ouve a música.

7° principio – Cuide do corpo!

davinci7_nopatio

Aprendemos a relacionar inteligência com pessoas de hábitos pouco atléticos, mas isso é um engano. Grandes pensadores tinham energia física, inclusive Da Vinci. Ele praticava natação, caminhada, cavalgada e esgrima. Sua disposição cativava outras pessoas a praticarem hábitos saudáveis. Da Vinci aconselhava a ter pensamentos alegres, movimentar-se moderadamente. Comer só quando tiver fome e pequenas porções, mastigar bem, ir ao banheiro regurlamente. Evitar a raiva.

Além dos princípios de Da Vinci existem muitas outras maneiras de exercitar a mente. Jogos como sudoku, caça-palavras ou palavras cruzadas são ótimos estímulos a mente. Leia tudo! Este hábito ajuda o cérebro a ter mais imaginação e assimilar informações. A alimentação também é importante para o bom funcionamento do cérebro. Por isso, fique atenta ao que está comendo.

Procurar melhorar o intelecto não custa nada a ninguém, certo? Então que tal seguir os conselhos de Leonardo da Vinci e liberar o gênio que existe dentre de você?

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter