A Universidade de Fortaleza (Unifor) sempre incentivou as manifestações artísticas locais e nacionais como forma de sedimentar os valores culturais da sociedade cearense. E neste ano em que celebra seus 40 anos de fundação, oferece ao público a mostra Trajetórias – Arte brasileira na Coleção Fundação Edson Queiroz.
Para compor a exposição, a Fundação Edson Queiroz construiu um acervo de arte brasileira do século 20 como poucas instituições no Brasil fora do eixo Rio-São Paulo puderam reunir; talvez nenhuma tão bem quanto a instituição cearense. A abertura da exposição aconteceu no Espaço Cultural Unifor, no dia 21 de Março, mesma data em que a Unifor comemorou 40 anos, e estará em exibição até o dia 8 de Dezembro. A curadoria fica a cargo de Paulo Herkenhoff.
Palavras do curador
“Além de exibir seu acervo artístico, a Fundação irá lançar seu catálogo comemorativo. Tanto a mostra como o catálogo foram desenvolvidos sob um rigoroso conceito que permite leituras historiográficas e transversais inovadoras da história da arte brasileira, fora da perspectiva habitual dos manuais didáticos. Nesses termos, a Unifor contribuirá para o debate nacional da arte brasileira. Na verdade, trata-se de uma constelação de pequenas exposições autônomas ou núcleos organizados sob perspectivas menos comuns”, diz Paulo Herkenhoff.
Serviço:
Trajetórias – Arte brasileira na Coleção Fundação Edson Queiroz
Visitação | até 8 de Dezembro de 2013.
A visitação ao Espaço Cultural Unifor é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, sábados e domingos, das 10h às 18h
Fotos: Reprodução