O feriadão da Semana Santa vai ser de muita fiscalização no Ceará. Junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), serão 314 operações da Lei Seca na Região Metropolitana de Fortaleza, e nas regiões litorânea (de Jericoacoara a Canoa Quebrada), serrana e do sertão. Ao todo vão estar envolvidos 160 agentes, que utilizarão 60 viaturas e 50 bafômetros.
Para os condutores, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) lembra que a Lei Seca está com novas regras desde o final de janeiro deste ano. O maior rigor da lei é uma forma de garantir ainda mais segurança para quem trafega pelas rodovias do Ceará. Nos dois primeiros meses de 2013, segundo o Detran, houve aumento de 160% nas autuações da Lei em comparação a 2012.
As novas regras
De acordo com o Código Nacional de Trânsito, o motorista que tiver 0,05 miligrama de álcool por litro de ar estará cometendo infração gravíssima e receberá multa de quase R$ 2 mil. Se for detectado 0,34 miligrama de álcool por litro de ar, a infração é considerada crime e, além da multa, o motorista pode pegar de seis a três anos de prisão.
Já no exame sanguíneo, o motorista recebe multa por qualquer concentração de álcool no organismo e ainda pode ser preso de tiver concentração acima de seis decigramas de álcool por litro de sangue.
Cuidados antes da viagem
Para viajar com ainda mais tranquilidade, a PRE lembra também a importância da vistoria de todos os itens do carro, como sinaleiras, faróis, extintores de incêndio, freios e pneus. Os documentos do veículo e do condutor também devem ser verificados antes da viagem, lembra ainda a PRE.
A PRE lembra que o transporte de crianças deve obedecer a lei, assim como de animais, que não podem estar soltos no veículo.
Vídeo da Campanha Semana Santa 2013. Parada – Pacto Nacional Pela Redução dos Acidentes – Um Pacto Pela Vida.
[youtube width=”600″ height=”344″]http://www.youtube.com/watch?v=1MkOPeWFpHQ[/youtube]
Foto: reprodução