Mitos e verdades sobre os probióticos

Comportamento|Saúde

Os probióticos, conhecidos também como as bactérias do bem, são micro organismos vivos, que devem ser engeridos em quantidade adequada para trazer benefícios à saúde. Para causar efeitos positivos, os probióticos devem chegar vivos ao intestino e em forma da células vivas, contidas nos alimentos, até o prazo final da validade. Os principais produtos onde é possível encontrar os probióticos são os leites fermentados, iogurtes e queijos. O No Pátio esclarece cinco mitos e verdades sobre essas bactérias do bem. Fique atento a alimentação saudável.

1. Probióticos também podem ser chamados de prebióticos.

(MITO)

Prebióticos e probióticos são diferentes. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os probióticos são considerados micro-organismos vivos que interagem em quantidades adequadas, oferecendo benefícios à saúde. Já os prebióticos são tipos de fibras utilizadas como substrato para os probióticos no trato gastrintestinal. Para que os probióticos possam crescer é necessário o consumo de prebióticos.

2. Todas as bactérias que não causam doenças aos seres humanos podem ser probióticos.

(MITO)

Nem toda bactéria causa doença ou danos à saúde! Existem várias classes de bactérias no meio ambiente, com ou sem função definida. Para que a bactéria possa ser considerada probiótica, ela precisa ser um organismo que chegue vivo no intestino, ser segura e proporcionar benefícios. A quantidade presente no organismo também deve ser elvada em consideração.

3. As bactérias interferem na imunidade.

(VERDADE)

A maior superfície de contato com o meio externo é a do trato gastrointestinal, cerca de 70% das células de defesa do corpo estão no intestino. Por isso, manter a saúde da flora intestinal é tão importante para deixar a imunidade do organismo em dia. Quando a bactéria é um probiótico, ela é identificada como um micro organismo pelas células, sendo assim, estas são interpretadas como bactérias benéficas.

4. Probióticos da mesma espécie promovem o mesmo benefício.

(MITO)

Cada família de probióticos desempenha função específica no organismo humano. Mesmo quando espécies e subespécies são as mesmas, elas podem porporcionar benefícios completamente diferentes, de acordo com a família. Os probióticos são famosos por equilibrar a flora intestinal e por desempenhar um papel de defesa no organismo, contribuindo para a resposta imunológica do corpo.

5.O alimento ao qual o probiótico está inserido interfere na sua ação.

(VERDADE)

Estudos comprovam que a matriz em que o probiótico está inserido é muito importante. A matriz preferencial e mais comum é a láctea, é nela que existem substratos para fermentação e onde são produzidas as substâncias que conferem benefícios. Substrato, e pH favorável são algumas das características dessa matriz. Os alimentos derivados do leite são os mais fáceis de serem inseridos na dieta humana.

Os alimentos em que os probióticos estão inseridos devem fazer parte de uma dieta saudável e balanceada. Nada de exagerar na ingestão de produtos lácteos achando que assim vai aumentar a imunidade do corpo e não ter nenhuma reação negativa. Todos os alimentos devem ser ingeridos de forma equilibrada! E ai, vai incluir os probióticos do cardápio de hoje?

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter