Praticidade e neutralidade são algumas das dicas para dar estilo ao ambiente
Para a decoração de ambientes masculinos é preciso dobrar a atenção nos detalhes e na praticidade – principalmente quando a casa é de um homem solteiro. Os arquitetos Leonardo Junqueira e Guilherme Torres listaram – para a Revista GQ – dicas para aproveitar melhor cada ambiente. Confira, na íntegra, as dicas dos profissionais!
– Ambientes integrados, sempre que possível, para otimização de seu uso por uma pessoa sozinha. Se for imóvel novo, vale pensar na possibilidade da reforma para integração – além de promover a sensação de amplitude.
– Acabamentos que remetam ao universo masculino são bem vindos, como couro, vidro, inox. “Sempre recomendo o equilíbrio. Tudo que é usado em excesso e perigoso”, diz Leonardo.
– Cores neutras, como beges, cinzas e fendi (um tom entre bege e cinza, e suas respectivas variações). “Escolha uma cor para o quarto”, diz Guilherme. “Um tom cinza é sempre uma ótima escolha, atemporal”, afirma ele, que recomenda não optar por branco por inércia.
– Acabamentos práticos e de fácil manutenção. Pisos de madeira para as áreas intimas são de fácil manutenção e ótimo para andar descalço, pois não é frio. Nas áreas sociais, a madeira também e ótima, mas onde o tráfego é intenso e perto de áreas molhadas, como cozinha, não é recomendável. “Granito, porcelanato ou pisos vinílicos cumprem bem a função e também são de fácil manutenção”, recomenda Leonardo. “Um bom tapete deixa o quarto mais aconchegante”, diz Guilherme. Há diversas opções, desde pele de carneiro a fibras sintéticas, para os alérgicos.
– Roupa de cama que não amassem e possam ser secas na secadora poupam tempo. Geralmente de percal, não amassam quando retiradas da secadora.
– Abuse da luz natural sempre que possível – torna os ambientes mais agradáveis. Luz é importantissimo! Não deixe de ter uma luz indireta, além de servir para leitura pode dar um clima mais intimista.
– Invista em tecnologia para controle de som, luz e ar condicionado. Facilita a vida.
– Se pratica esporte ou tem um hobby, por que não abusar no tema em um determinado ambiente da casa? Dá mais personalidade ao espaço.
– Invista em qualidade no mobiliário um sofá confortável para ver TV é indispensável. Conheça as proporções do seu corpo e como ele se relaciona com o móvel. “Para TV, recomendo sofás com profundidade maior e encosto mais baixo. Para sofás de conversação, a proporção muda, com o assento mais curto e encosto mais alto – para sentar mais reto”, diz Leonardo. A qualidade e a densidade da espuma também interferem no conforto.
Fotos: Reprodução