O II Fórum Jovens Arquitetos Latino-Americanos (FJAL) reunirá mais de 700 jovens arquitetos, estudantes e profissionais de vários estados brasileiros e de outros países da América Latina, como Colômbia, Argentina, Chile, México e Peru. Com o tema “(Des)construir Fronteiras”, o evento pretende refletir sobre o diálogo das construções com as cidades, seu papel cultural e histórico e como as construções interagem com a vida de todos. O evento acontece nos dias 15, 16 e 17 de Maio, na Fábrica de Negócios.
“A arquitetura tem a sua função social, os prédios e demais construções precisam dialogar com a cidade, conectados, pensados coletivamente. O que define uma cidade, seu povo, sua história é a arquitetura do dia a dia, a prática cotidiana, não somente as grandes obras, como os estádios que o Brasil tem recebido recentemente”, explica um dos curadores do Fórum, Bruno Perdigão.
A ideia de unir profissionais e conhecimentos de outros países e Estados tem em vista as semelhanças compartilhadas por esses lugares, com o intuito de incentivar e motivar novas formas de encarar os problemas e as potencialidades de cada lugar, buscando as melhores soluções para as cidades. Dessa forma, o fórum procura agregar uma discussão teórica, mas com rebatimentos práticos, mostrando exemplos de arquitetos e escritórios em ascensão, gerando conhecimento e, mesmo conscientes do risco que isso implica, apontando caminhos.
(Des)construindo Fronteiras
Sobre o tema “(Des)constuindo Fronteiras”, o arquiteto e também curador, Igor Ribeiro, explica que a palavra “fronteiras” adquire significados e abrangências múltiplas. A fronteira da arquitetura, das influências das diferentes escolas e mestres, dos materiais e tecnologias construtivas. “A ideia, mais uma vez, não é buscar respostas consolidadas ou discutir o certo ou errado, mas gerar discussões, perguntas e inquietações. Acima de tudo, o objetivo maior é continuar explorando essa nova arquitetura que vai nascendo, crescendo e, cada vez mais, amadurecendo”, finaliza Ribeiro.
Exposições
O espaço para as exposições que vão acontecer no evento, além da presença de patrocinadores e livrarias especializadas, contará com a participação de artistas fortalezenses e suas diferentes produções, dentre elas, a “Fortaleza Minimalista”, produzida pelos diretores de arte André Miyasaki e Rodrigo Meireles, que mostra as belezas da capital cearense de forma colorida e detalhada.
Programação
Dia 15 de maio (quarta-feira)
14h às 17 h – Credenciamento
17h às 17h30 – Abertura
17h30 às 20h – Palestras: Triptyque (SP) e T3ARC (México)
Dia 16 de maio (quinta-feira)
14h às 17 h – Palestras: Urban Recycle (Salvador); Vazio S/A (Belo Horizonte) e Mómena (Peru)
17h às 17h30 – Intervalo
17h30 às 20h – Palestras: Domo Arquitetos (Brasília) e Adamo-Faiden (Argentina)
Dia 17 de Maio (sexta-feira)
14h às 17 h – Palestras: Marcos Boldarini (SP) e Oficina Informal (Colômbia)
17h às 17h30 – Intervalo
17h30 às 20h – Palestras: Carla Juaçaba (RJ) e Pezo Von Ellrichshausen (Chile)
Serviço:
II Fórum Jovens Arquitetos Latino-Americanos
Data: 15 a 17 de Maio de 2013.
Local: Fábrica de Negócios (Av. Monsenhor Tabosa, 740 – Centro – Fortaleza – CE)
Informações e inscrições: (85) 3215.4564 / 3261.111 ou www.fjal.com.br
Fotos: Reprodução