O tenor Daniel Sombra e opianista Vitor Duarte se apresentam no TJA

Agenda Cultural|Cultura|Teatro

Daniel-Sombra-Vitor-Duarte

A Casa de Artes da UFC apresenta, nesta terça-feira (14), no Foyer do Theatro José de Alencar, o recital de lançamento do CD “Canções Brasileiras Conterrâneas”, com Daniel Sombra (Tenor) e Vitor Duarte (piano). Em um CD marcado pela beleza, a diversidade e a singularidade de nossa terra, Daniel Sombra e Vitor Duarte compartilham interpretações de belíssimas composições conterrâneas.

O Duo Piano e Tenor traz a heterogeneidade de nossa terra em uma viagem que percorre o tempo, de forma a elencar nomes significativos e representativos de compositores conterrâneos, que com orgulho levam em sua obra a singularidade do povo nordestino e a diversidade do povo brasileiro.

DANIEL SOMBRA

Daniel Sombra pertenceu ao do naipe de tenores do Coral da Universidade Federal do Ceará (UFC) durante 10 anos, onde atuou como monitor e solista. Neste coral apresentou-se na Alemanha em 2005 (Espetáculo Borandá Brasil), na Alemanha, Polônia e França em 2007 (Espetáculo Gonzagas) e na Austrália em 2011 (Borandá Brasil). Licenciado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), atualmente é professor de música do município de Caucaia onde desenvolve suas atividades de docência embasadas no fazer musical junto aos alunos e na busca pela consolidação e valorização deste ensino em nosso estado.

O tenor integra o movimento coletivo BORA! Ceará Autoral Criativo somando esforços como fomentador, facilitador e realizador músico artístico cultural com destaque na cena local, participando de projetos que valorizam a música autoral erudita e popular, além do diálogo entre as linguagens artísticas mais variadas. Além de “Canções Brasileiras Conterrâneas: do histórico ao contemporâneo”, realizado com o apoio do “Prêmio Editais das Artes” da Secretaria de Cultura de Fortaleza, em 2013 Daniel Sombra lança também o álbum “Dichterliebe, Amor de Poeta” apoiado através do “VII Edital de Incentivo as Artes” da Secretaria de Cultura do Ceará.

VITOR DUARTE

Vitor Duarte iniciou seus estudos de piano em Brasília com Ingrid Madsen. Transferindo-se para Goiânia, avançou seus estudos na classe da professora Belkiss Spencieri Carneiro de Mendonça. Recebeu o diploma de Mestrado em Música pela Arizona State University-USA (1997) e doutorado pela The University of Arizona-USA (2002).

O pianista recebeu vários prêmios no Brasil. Destaca-se o 1° lugar no 1° Concurso JK de Piano da cidade de Brasília. Nos USA venceu o prestigioso “President’s Competition” da The University of Arizona e foi premiado no “Green Valley International Piano Competition”. Como solista tocou sob a regência dos maestros Alfredo Barros, Sílvio Barbato, Eleazar de Carvalho, Roberto Duarte, Emílio de Cézar, Joaquim Jayme e Jidong Cai. Participou do Festival Chopin pela The University of Arizona e do Festival Chopin pela Chopin Academia de Música em Varsóvia, Polônia, a convite da professora Barbara Hesse-Bukowska. Em Phoenix gravou para a KBACH -FM.

Entre professores e masterclasses estiveram presentes os pianistas Zora Mihailovich (ex-aluna de Busoni e Michelangeli), Barbara Hesse-Bukowska (vencedora do Concurso Chopin em Varsóvia), Martin Canin (Julliard School), Nelita True (Eastman School), Mack MaCrey (University of San Francisco), Tomas Laratta (San Francisco), Gilberto Tinetti (USP), Caio Pagano (ASU), Nicholas Zumbro e Nohema Fernandez (UofA).

Vitor Duarte é professor adjunto da Universidade Federal do Ceará.

 

Foto: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter