As brechas na segurança de sites e redes sociais estão deixando a vida dos hackers cada vez mais fácil. Só no ano de 2012, os crimes cometidos na internet faturaram cerca de R$ 220 bilhões no mundo! De acordo com o Estudo feito pela Norton, companhia que produz programas de proteção e antivírus, o Brasil teve um prejuízo de R$ 15 bilhões. Os ataques às redes sociais e dispositivos móveis são os principais responsáveis pelos números.
Em boa parte das vezes, a pessoa não sabe que está compartilhando um link comprometido e seus amigos acreditam nas páginas recomendadas e caem na armadilha também. Para você não cair em armadilhas como essa, o No Pátio vai explicar o que você deve fazer para se proteger!
Que Link é esse?
Cuidado com os encurtadores de links! Sites que encurtam links são atraentes para os criminosos que atuam nas redes sociais. Geralmente, os golpistas pedem o número do celular do usuário e o usuário “se inscreve” sem perceber nos serviços de SMS premium pagando taxas absurdamente caras. O encurtador de link mais perigoso, com o maior número de URls falsas, é o “bit.ly”.
Cuidado por onde navega
Os sites de criminosos geralmente são bem desenvolvidos e a maioria das pessoas não consegue visualizar facilmente que não é um site confiável. Mas há maneiras de desconfiar do site. Por exemplo, se ele for “.net” ou “.exe” é melhor não abrir essa página. Um bom jeito de driblar esses sites é instalar um bom antivírus. Eles geralmente detectam esses sites automaticamente.
Jogos mortais
Alguns jogos e aplicativos são um jeito que os criminosos encontraram para entrar nos computadores. Você instala um jogo e junto veio um vírus, como um cavalo de troia que facilita a invasão de seu computador. Antes de instalar jogos ou aplicativos, procure saber a procedência. A maneira mais segura de adquirir estes programas ainda é comprando de sites conhecidos e confiáveis, como a Apple Store.
Bom demais pra ser verdade
Não acredite em links para descobrir quem viu seu perfil no Facebook ou quem te excluiu. Provavelmente são armadilhas. Cuidado também ao pesquisar nomes de celebridades na internet. Frequentemente, criminosos usam o nome de pessoas conhecidas para instalar ameaças em seu computador. O melhor é sempre desconfiar.
Senha forte
Use uma senha forte em suas redes sociais. As mais usadas pelos usuários são datas de aniversários e sequências. Elas são fáceis de serem identificadas. Deixe a gramática de lado e não utilize palavras fáceis. Troque o nome de usuário e as senhas nas redes sociais. Para ter uma senha forte, misture letras, números, maiúsculas e minúsculas. Não ative o lembrete de senhas no navegador.
Se você perceber que sua senha foi roubada, troque-a imediatamente no site invadido e em todos os outros que você utiliza a mesma senha. Veja as configurações do seu perfil para descobrir se o invasor não alterou dados que permitam que ele tenha acesso a sua conta novamente, como perguntas de segurança, e-mail ou número de celular cadastrado para recuperação de senha.
Privacidade, por favor!
Não compartilhe todos os seus dados pessoais na internet e nem os deixe expostos ao “público”. Evite expor seu e-mail em redes sociais e não informe sobre planos de passeios e viagens. Só publique fotos com outras pessoas com autorização prévia delas.
Os crimes na internet estão crescendo e fica cada vez mais difícil fugir deles, mas com um pouco de cuidado é possível evitar que suas redes socais ou computador sejam invadidos por criminosos. Seguindo a risca essas dicas, você estará mais seguro para navegar e se divertir com tranquilidade!
Fotos : Reprodução