A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, a partir desta terça-feira (21), a exposição “Nicolas Vlavianos – espaço, arte e aço”. A mostra, que conta com a curadoria de Sergio Pizoli, apresenta um conjunto de obras pertencentes ao acervo do artista plástico grego, radicado no Brasil desde 1961, com passagem pelas escolas de arte de Paris, que utiliza aço e resíduos industriais na produção de suas esculturas. Na abertura da exposição o artista fará uma visita guiada pela exposição.
Nicolas Vlavianos trabalha com rebites, recortes, dobras, soldas, parafusos e todas as possibilidades técnicas que o aço, os metais variados e os resíduos podem proporcionar. “De um lado, uma ideia em formação; de outro, um monte de materiais inertes, mas com características próprias. Um indo ao encontro do outro”, define o artista. Esse diálogo entre ideia e matéria se dá a partir da técnica de utilização de resíduos industriais e solda, tão marcante na elaboração de suas obras.
A exposição apresenta uma seleção de obras, que começa em Paris, nos anos 1950, passa pela Bienal de São Paulo, em 1961, até chegar às suas esculturas públicas, em grande dimensão. Além disso, estudos e desenhos preparatórios ilustram e ajudam a compreender o processo de trabalho e de execução de obras tecnicamente complexas.
O artista
Nicolas Vlavianos nasceu em 1929, em Atenas(Grécia). Depois de estudar desenho e arte em seu pais, mudou-se para Paris, em 1956, e iniciou seu aprendizado na Académie de la Grande Chaumière, com o escultor Zadkine, e na Académie du Feu, com Lazslò Szabo, onde executou as primeiras esculturas em ferro soldado. Em 1961, integrou a representação da Grécia, na VI Bienal Internacional de São Paulo, cidade onde fixou residência. Em 1962, fez sua primeira exposição individual no Brasil.
De lá para cá, participou de inúmeras exposições, mostras e bienais, no Brasil e no mundo, e passou a produzir peças de grande dimensão, expostas em locais públicos. Encontra-se presente em coleções institucionais, espaços públicos e parques de escultura, como: Pinacoteca do Estado, CAIXA Cultural, Arquivo do Estado, Palácio Bandeirantes, FAAP, MAM SP etc.
Serviço:
Exposição “Vlavianos – espaço, arte e aço”
Abertura para convidados e imprensa com visita guiada pelo artista e curador: 21 de maio de 2013 (terça-feira), às 19h
Exposição: de 22 de maio a 21 de julho de 2013 (de terça-feira a domingo)
Horário: das 10h às 20h
Local: Galeria da CAIXA Cultural Fortaleza (CE)
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Entrada Franca
Classificação etária: Livre
Informações: (85) 3453-2770
Acesso para portadores de deficiência e assentos especiais
Fotos: Reprodução