O boato sobre o fim do Bolsa Família, no último final de semana, fez com que fossem realizados 900 mil saques por beneficiários do Programa. Segundo a Caixa Econômica Federal foram sacados R$ 152 milhões. A caixa informou que a finalização dos registros será feita hoje (21).
A presidenta Dilma Rousseff criticou hoje o boato e assegurou o compromisso do seu governo com o programa. Ela fez um apelo aos brasileiros para que não acreditem nos pessimistas e, sobretudo, nos boatos, “porque os boatos no país às vezes ocorrem de forma surpreendente”.
Dilma disse que a Polícia Federal está investigando a origem do boato. “É algo absurdamente desumano o autor desse boato. Além de ser desumano, ele é criminoso. Por isso colocamos a Polícia Federal para descobrir a origem do boato, que tinha por objetivo levar a intranquilidade a milhões de brasileiros que nos últimos dez anos estão saindo da pobreza extrema”.
O boato do fim do benefício chegou a pelo menos 13 estados: Pará, Piauí, Paraíba, Bahia, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte, Amazonas, Tocantins e Rio.
A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, desmentiu o boato de que o governo federal iria extinguir o programa e de que um bônus pelo Dia das Mães estaria sendo pago apenas até domingo (19), o que levou centenas de pessoas a procurar um posto credenciado.
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, determinou a abertura de inquérito pela Polícia Federal para apurar a origem do boato.
Foto: reprodução