Saiba quais são os seus direitos para não perder dinheiro. Pouca gente sabe, mas alguns serviços são direito do consumidor. Você sabe quais serviços pode cancelar ao sair de férias? Você comprou um produto na internet que não gostou? Perdeu o ônibus? Aprenda a fazer valer seu direito nesses casos. A gente te dá uma ajudinha!
Passagens redoviárias
Se você perdeu o ônibus na rodoviária, não se preocupe. As passagens rodoviárias valem por um ano, mesmo se a data e hora da viagem estiverem impressas na passagem. Você só precisa remarcar a viagem ou pedir o dinheiro de volta. As agências tem até 30 dias para reembolsar o cliente se ele preferir.
Vai viajar? Cancele a TV!
Férias para você e a TV. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) consumidores com mais de um ano de contrato tem direito de pedir a suspensão dos serviços de televisão a cabo, telefone fixo e celular por até 120 dias a por ano se não for usá-los, em casos de viagem por exemplo.
Cartão de crédito seguro
Não gaste com segurança em excesso. As operadoras de cartão de credito tem o costume de oferecer aos clientes serviços de proteção em caso de perda ou roubo do cartão de crédito. Mas quem não tem o seguro, tem os mesmos direitos de quem tem. Se você perder ou for roubado, faça um boletim de ocorrência e comunique a operadora, que tem a obrigação de assumir os gastos que você não reconhecer.
Cursos e desistencias
Aprenda que nada é de graça. Quando você desiste de um curso, tem o direito de receber de volta o valor das mensalidades que pagou adiantado. Algumas empresas oferecem cursos gratuitos, pagando apenas o material. Fique atenta, pois o valor do curso pode estar embutido no material, já que a instituição não tem o dever de devolver o dinheiro pago pelo material que você provavelmente já usou.
Compras virtuais
Se você comprou um produto pela internet ou qualquer outro meio que não seja uma loja física, você tem direito de pedir o dinheiro de volta em sete dias a partir da data do recebimento. Lembre-se de guardar o registro do pedido de cancelamento por escrito, pois muitas empresas tentam dificultar o processo.
Os direitos existem. Faça-os valer se for preciso! Você conhecia esses direitos? Precisou de algum deles e não sabia? Conte para nós sua experiência como consumidor.
Fotos: Reprodução