Dicas para quem quer parar de fumar

Comportamento|Estilo de Vida|Saúde
parardefumar1_nopatio
Escolha uma data para parar de fumar.

Dia 31 de maio é dia Mundial Sem Tabaco. A campanha desse ano tem como a “Proibição de publicidade, promoção e patrocínio do tabaco”. E se você está precisando de ajuda para parar de fumar, o No Pátio fez uma lista com algumas dicas para você se livrar de vez do cigarro e começar uma vida mais saudável.

Marque um dia!

Escolha uma data para ser o seu primeiro dia sem cigarro. Anote na agenda o dia escolhido, espalhe recados por todos os cantos. E o mais importante: não mude de ideia, não adie a data! Fique firme na sua posição!

Apague lembranças!

Jogue fora todos os cigarros.
Jogue fora todos os cigarros.

Não deixe a vista objetos que lembram o cigarro, como cinzeiros, carteiras de cigarros e isqueiros. Lave sua roupa para tirar o cheiro do cigarro e o carro. A lembrança do cheiro pode trazer de volta o desejo de fumar. Mas o mais importante é se livrar de todos os cigarros que você tem, seja em casa ou no trabalho.

Faça planos.

Se você precisa de tudo organizado e esquematizado, faça um plano com metas e prazos a cumprir. Mas se você acha que não precisa, tudo bem, mas cuidado para não cometer auto sabotagem. Decida o que vai colocar no lugar do cigarro. Pode ser um copo d’água, por exemplo.

Ocupe a mente!

parardefumar3_nopatio
Comece uma atividade física.

Quando você estiver ocupado e concentrado, menor será a chance de ter vontade de tomar. Distraia-se! Saia mais com os amigos não-fumantes. Comece uma atividade física. Crie um blog para contar sua experiência. As atividades são muitas, basta escolher!

Procure ajuda.

Você irá precisar de ajuda em alguns momentos. Se não se sente confortável para pedir ajuda a familiares e amigos, procure grupos especializados em ajuda para parar de fumar. E se você não se sentir capaz de parar de fumar por conta própria, procure uma ajuda médica. Ele pode recomendar um tratamento à base de medicamentos.

Dê o primeiro passo! E perdoe-se caso cometa um deslize no processo. Reconheça que errou e recomece o tratamento o mais rápido possível. Quando estiver totalmente livre da nicotina, você verá o quanto valeu a pena!

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter