Um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) junto com a Universidade de Georgetown, dos Estados Unidos, indica que o numero de fumantes no Brasil está caindo. Em menos de 25 anos, o número de fumantes passou de 31% para 16,8%. A pesquisa acredita ainda que se o Brasil não tivesse implantado ações de controle ao tabagismo, o índice seria de 31% em 2010. O que significa que aproximadamente um entre três pessoas com mais de 18 anos seria fumante. De acordo com os estudos, estima-se que no mínimo 420 mil mortes foram evitadas.
Algumas leis, como a que restringe a propaganda e o fumo em locais fechados por exemplo, foram responsáveis pela diminuição do número de fumantes. Acredita-se que a lei Antifumo ajudou a reduzir em 9% o número de fumantes só em São Paulo. O diretor geral do Inca, Luiz Antonio Santini, acredita que é preciso regulamentar definitivamente a lei de ambientes 100% livres de cigarro.
No dia 31 de maio, é comemorado o dia Mundo Sem Tabaco. Suas substancias causam diversas doenças, principalmente o câncer de boca, responsável pela morte de três mil pessoas por ano no Brasil.
Para evitá-la, o ideal é prevenir. Infelizmente, 65% dos casos da doença são descobertos tardiamente. O perfil mais comum são homens adultos acima de 40 anos. Alguns fatores genéticos, porém, contribuem para aparição da doença em pessoas com perfil diferente.
Que tal marcar o dia 31 de maio como o seu primeiro dia sem cigarro? Sua saúde agradece!
Fotos: Reprodução