O Brasil está entre os 21 países em que o ex-funcionário da CIA Edward Snowden pediu asilo político, confirmou hoje (2) o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Tovar da Silva Nunes.
Tovar disse ainda que o que o governo brasileiro “não tenciona responder” à solicitação do ex-agente norte-americano Edward Snowden, da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos.
Segundo o site WikiLeaks, Snowden pediu asilo político a 21 países – além do Brasil; à Rússia, Islândia, ao Equador, a Cuba, à Venezuela, Índia, China, Alemanha e a França. Algumas solicitações foram feitas em nome de Sarah Harrison, funcionária britânica do WikiLeaks, que acompanhou Snowden no dia 23 de junho na sua viagem de Hong Kong para Moscou.
Outra parte dos pedidos foi feita em nome do próprio norte-americano, por exemplo, para a Áustria, a Bolívia, a Finlândia, a Itália, a Irlanda, os Países Baixos, a Nicarágua, a Noruega, a Polônia, a Espanha e a Suíça.
Ex-técnico em segurança digital da CIA, Snowden é acusado pelos Estados Unidos de espionagem depois de ter divulgado um sistema secreto de monitoramento de informações pessoais nos quais agentes da Agência Nacional de Segurança americana (NSA, na sigla em inglês) teriam acesso direto a servidores de nove grandes empresas de internet, incluindo Google, Microsoft, Facebook, Yahoo, Skype e Apple.
Foto: reprodução