Obras de Estrigas e Nice Firmeza em exposição e livro

Arte|Cultura|Livros

Divulgacao - reproducao obra Estrigas (2)

“Quem tem obras de Estrigas e Nice Firmeza?” A pergunta é dos organizadores do projeto ‘Nice e Nilo Firmeza – Encontros com a Arte”, que resultará em exposição e livro sobre a arte e a vida dos dois importantes artistas cearenses. Para isso, a Terra da Luz Editorial está realizando um levantamento de suas obras, pertencentes a acervos pessoais e públicos.

A ideia é reconstruir a trajetória de Estrigas e Nice, por meio de suas artes, além de fotografias e vídeos do casal. O projeto convida colecionadores de artes plásticas, apreciadores e demais proprietários de suas obras e imagens, interessados em colaborar com o projeto, a emprestar seus acervos para a exposição e o livro. O Memorial da Cultura Cearense, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), será responsável pelo transporte e seguro das obras emprestadas.

Divulgacao - Gentil Barreira (2)

A exposição, com abertura marcada para o dia 19 de setembro no CDMAC, deverá ser composta por cerca de 80 obras e o lançamento da publicação previsto para o mês de outubro. Aprovado no IV Edital Mecenas do Ceará, com o apoio cultural da Coelce, o projeto “Nice e Nilo Firmeza – Encontros com a Arte” é coordenado por Patrícia Veloso e tem a curadoria de Bené Fonteles.

Muito além de um simples registro dos trabalhos dos dois artistas, o projeto prevê a documentação dos riscos dos bordados e das receitas e temperos da Nice, dos espaços do cotidiano permeados pela arte, dos jardins do sítio do casal no Mondubim, onde viveram (e ainda vive Estrigas) com o frondoso Baobá, da resistência em manterem e preservarem voluntariamente o Minimuseu Firmeza, que fundaram em 1969. Tudo isso representado através da casa-museu, que é integrante principal de toda a arte que exala deles e que faz parte de suas histórias.

COMO PARTICIPAR

Quem possui trabalhos de Estrigas e Nice Firmeza e deseja colaborar com o projeto, deve entrar em contato com a Terra da Luz Editorial pelo telefone (85) 3261-0525 ou pelo e-mail terradaluzeditorial@gmail.com.

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter