Saúde vai contratar 4 mil médicos cubanos até dezembro

Acontece

MedicosCuba

O Ministério da Saúde anunciou ontem (21) que até o final do ano, 4 mil médicos cubanos serão contratados para atuar nas cidades que não atraírem profissionais inscritos individualmente no Mais Médicos. A contratação é uma parceria com a Organização Panamericana de Saúde (Opas).

Já na segunda-feira chegam 400 profissionais. Os médicos devem passar pelo mesmo processo de avaliação dos médicos com diploma estrangeiro e sem revalidação do diploma inscritos na primeira etapa do programa.

Ao todo a Saúde vai investir R$ 511 milhões até fevereiro de 2014. Os primeiros médicos serão enviados para 701 municípios, a maioria do Norte e Nordeste do País.Outros 2 mil médicos cubanos devem chegar ao país para uma nova etapa no dia 4 de outubro.

Os profissionais também passarão pelo Revalida (Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior) e, por isso, terão registro provisório por três anos para atuar na atenção básica e com validade restrita ao local para onde forem designados.

Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, todos os médicos que virão nesta primeira etapa já participaram de outras missões internacionais e têm especialização em medicina familiar e comunitária. Mais de 84% deles têm mais de 16 anos de experiência na medicina.

 

Foto: Reproducão

Inscreva-se na nossa newsletter