Artista cearense é destaque entre os contemporâneos incluídos na mostra “Trajetórias”
A cultura nordestina, em especial, a religiosidade que tem na devoção aos santos populares a fonte maior de sua expressão, é destaque em exposição que acontece na Universidade de Fortaleza. O artista visual cearense Francisco de Assis Rodrigues de Almeida, ao longo de quase 20 anos de carreira, vem contribuindo para a transformação da gravura, sendo ele conhecido como criador da maior xilogravura do mundo.
Usando a madeira como o principal suporte para o confeccionamento de suas obras, o artista esculpe com as mãos uma arte imponente, delicada e rica em detalhes. A arte de Francisco de Almeida é um exemplo de que o Ceará continua produzindo talentos. O ponto de partida para a materialização de suas ideias é a mescla de elementos da contemporaneidade com as lembranças da infância, vivida em Crateús, cidade de solo árido, no Sertão dos Inhamuns.
“Altar de luz”, xilogravura de 2011, integra a exposição “Trajetórias: Arte brasileira na coleção Fundação Edson Queiroz”, mostra que reúne mais de 250 obras do acervo da instituição. Aberta ao público até o dia 8 de dezembro, no Espaço Cultural Unifor, como parte das comemorações dos 40 anos da Universidade.
Serviços
Trajetórias – Arte brasileira na Coleção Fundação Edson Queiroz
Data:Terça-feira a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados e domingos, das 10h às 18h.
Local: Espaço Cultural Unifor – Av. Washington Soares, 1321, Edson Queiroz
Aberto ao público
Mais informações:3477-3319
Fotos: Reprodução