Brasileiro venceu a disputa que tinha mais de 15 concorrentes
Todos os anos a National Geographic faz um concurso em que recebe trabalhos de fotógrafos do mundo inteiro. Três imagens são premiadas por um júri da instituição, sete recebem indicações de mérito, e uma é escolhida pelos leitores. Em 2013, mais de 15.500 trabalhos foram inscritos – e o vencedor é um brasileiro! Jornalista e fotógrafo especializado em competições de triathlon, Wagner Araújo faturou o prêmio ao inscrever uma imagem registrada no campeonato brasileiro de aquatlon – modalidade envolvendo nado e corrida – realizado no início de 2013, na praia de Ponta Negra, Manaus.
A eleição foi feita por um júri de editores da instituição. Dan Westergren, diretor de fotografia da National Geographic Traveler, disse: “Esta foto realmente capturou minha atenção por causa do pico de ação que ela retrata. Eu adoro a tensão horizontal gerada pelo assunto principal escapando pelo lado direito da foto. As regras clássicas de fotografia dizem que você não deve ter objetos se movendo para fora do quadro, mas essa imagem mostra que às vezes a foto mais excitante pode ser feita quebrando as regras. Também amei a linguagem corporal do objeto; ele está tentando seguir em frente mas ainda se segurando para um último respiro antes de mergulhar. Finalmente, a adição dos prédios ao longo da linha d’água torna isso mais do que uma foto de esporte; é também um retrato de Manaus”.
Mineiro e publisher do portal e revista MundoTri, Wagner Araújo vai receber como prêmio uma expedição de 10 dias pelas ilhas Galápagos, a 926 km do litoral do Equador. “Sabia que era uma das minhas melhores imagens, mas tradicionalmente a National Geographic não está ligada aos esportes. Para mim, só de estar na lista de finalistas já foi excelente”, conta.
As outras fotos que ilustram essa matéria também foram premiadas pelo concurso. Para conferir a lista de vencedores, clique AQUI. E para ver todas as imagens inscritas no concurso e dar sua opinião, clique AQUI.
Fotos: Reprodução