Espionagem EUA – Petrobras também foi alvo da NSA

Acontece

Espionagem EUA – Petrobras também foi alvo da NSA
A rede de computadores da Petrobras, maior empresa brasileira, também foi espionada pelo governo norte-americano, de acordo com documentos vazados da Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA, na sigla em inglês) exibidos pela Rede Globo, em uma reportagem ontem (9), no Fantástico.

A matéria aparece uma semana após a denúncia de que a NSA espionou as comunicações da presidente Dilma Rousseff e do presidente mexicano, Enrique Peña Nieto.

Em São Petersburgo, na Rússia, por ocasião da reunião do G20, “Obama assumiu responsabilidade direta e pessoal pela investigação das denúncias de espionagem”, disse Dilma antes de embarcar de volta para o Brasil.

“O presidente Obama se comprometeu a responder ao governo brasileiro até quarta-feira (11) o que ocorreu”.

A Petrobras, que recentemente fez algumas das maiores descobertas de petróleo do mundo, disse em nota que não iria falar sobre a reportagem. A denúncia sobre a Petrobras pode complicar ainda mais um impasse diplomático tenso entre os EUA e o Brasil provocado pela suposta espionagem da NSA às chamadas telefônicas e emails da presidente Dilma.

“O que pedi foi o seguinte: ‘acho muito complicado ficar sabendo dessas coisas pelo jornal. Eu quero saber: tem ou não tem? Além do que foi publicado pela imprensa, eu quero saber tudo o que há em relação ao Brasil. Tudo, tudinho, em inglês: ‘Everything’”, disse Dilma esclarecendo sobre o assunto.

 

Com informações da AFP
Foto: reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter