Matilha Cultural anuncia atividades da 5ª edição do Setembro Verde

Cultura

Programação gratuita oferece mostra de filmes e exposição que destaca a luta dos povos indígenas pelo direito constitucional à terra

22

A partir desta terça-feira (17) dar-se-á em São Paulo a 5ª edição do Setembro Verde evento agregado a Matilha Cultural, projeto multimídia colaborativo com foco em temas políticos e socioambientais para o debate público programação gratuita relacionada às artes, intervenções de rua, cinema, debates e oficinas. A edição desse ano tem como foco a resistência indígena no Brasil e as dinâmicas entre tribos e redes.

Este ano completa 25 anos de reconhecimento dos direitos indígenas na Constituição Federal, porém não se tem nada a comemorar. Uma investida sem precedentes sobre as terras públicas está em curso no Brasil. O objetivo é abrir essas áreas aos grandes interesses econômicos ou tirá-las do caminho quando representam entraves à sua expansão. Essa investida traduz-se numa feroz disputa pelo que restou do território nacional e de seus recursos naturais após sucessivos ciclos de avanço predatório da fronteira econômica.

Por conta disso, o Setembro Verde quer reforçar a resistência indígena e sua luta pelo direito à terra. Todo o espaço da Matilha será ocupado de maneira que possa lembrar o importante momento político e a crescente ameaça aos direitos constitucionais dos povos indígenas. Para saber tudo que vai rolar na 5ª edição do Setembro Verde basta clicar aqui.

Foto: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter